Albuquerque vai assistir a “O Gigante”; Governo Regional salienta “momento alto” da programação dos 600 anos

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, assistirá na próxima sexta-feira, dia 21 de Junho de 2019, pelas 21h30 horas, no Estádio dos Barreiros, ao concerto “O Gigante”, evento que, refere comunicado do GR, “é um dos momentos mais altos, marcantes e emblemáticos da programação dos 600 Anos da Descoberta da Madeira”.

O espectáculo pretende representar uma homenagem ao extraordinário trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, na Região, pelas Bandas Filarmónicas, quer em termos artísticos quer, também, ao nível da formação dos mais jovens, sendo também “uma oportunidade única de promoção deste tão importante e vasto património cultural musical existente na Madeira e no Porto Santo, a par de ser uma iniciativa inédita e arrojada que simboliza o próprio espírito das celebrações dos 600 Anos, tanto na sua grandiosidade e colaboração mútua como, também, na experiência que representa”.

O evento resulta de um trabalho em articulação entre a SRTC – enquanto entidade organizadora – a Associação de Bandas Filarmónicas da Madeira, a Banda da Zona Militar da Madeira, o Club Sport Marítimo, o Conservatório – Escola das Artes da Madeira e a Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia.

“O Governo Regional pretende ainda que esta seja a rampa que se espera de lançamento, ao nível da experimentação, para o surgimento de novos projectos na área da criação artística, que são, mais do que necessários, sempre bem-vindos para uma Região que também procura afirmar-se, diariamente, pela sua cultura”, refere o Governo Regional.

“O Gigante”, composto e dirigido pelo Maestro Jorge Salgueiro, reúne, pela primeira vez, todas as bandas filarmónicas da Madeira, a Banda Militar e as orquestras de sopro do Conservatório e da Direcção de Serviços e Educação Artística e Multimédia da Madeira. A interpretação estará a cargo de 600 músicos da Madeira. A narração será de Eduardo Rêgo. Destaque ainda para a participação da soprano solo Sofia Almeida (aluna do Conservatório – Escola das Artes da Madeira) e de alunos de teatro e dança do Conservatório – Escola das Artes da Madeira.

A concepção, composição e direção artística é de Jorge Salgueiro. O texto é de Carolina Caldeira e os figurinos estarão a cargo de Ricardo Mendes. Yury Rykunov e Sergey Abakumov coordenarão o apoio coreográfico e o apoio teatral estará a cargo de Diogo Pinto Correia.

Esta é uma co-produção com o Conservatório – Escola das Artes da Madeira, a Banda Militar da Madeira, a Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia e a Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira.

A entrada é livre, mas mediante apresentação de bilhete, a levantar no Posto de Turismo. As portas do Estádio abrem às 20h30.