Propostas lusitanas e tropicais movimentaram Festival musical na “Praça do Povo”

Com Rui Marote

O Festival “Raízes do Atlântico” apresentou hoje outras propostas, opondo as sonoridades lusitanas às tropicais, num contraponto que agradou à assistência presente na Praça do Povo. A cantautora portuguesa Maria João Fura apresentou o seu repertório de canções originais nas quais, de modo criativo e bem-humorado, aborda temáticas do quotidiano.

Maria João Fura, criou canções para as peças de teatro Dentro de mim Acontece… de Mário Fedele e Tanixumá, a partir de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto – inserida nas comemorações dos 500 anos do seu nascimento. Um destes temas foi usado para o spot publicitário de divulgação na RTP e Antena 2. Foi ainda selecionada para os prémios Zeca Afonso e Ary dos Santos, em 2015 e 2017. Actua a solo, tocando a sua guitarra, ou em quinteto, com músicos diversificados.

A filha de Martinho da Vila, Mart’nália, colocou, por seu turno, toda a gente a bater o pé a um ritmo diferente. Indicada para vários prémios, como o MTV Video Music Brasil; Prémio Música Brasileira 2017 para melhor música de samba, o Prémio Contigo MPB FM para melhor cantora, e os Grammys Latinos 2007, 2012, 2015, que venceu em 2017, não deixou os seus créditos por mãos alheias.