JP reuniu com Observatório do Emprego da UMa

A JP-Juventude Popular da Madeira, juventude partidária do CDS-PP Madeira, reuniu hoje com o Observatório de Emprego da Universidade da Madeira, com o objectivo de recolher dados e sugestões sobre o emprego e a precariedade laboral na Região. Esses contributos serão posteriormente apresentados pela JP ao Conselho Económico e Social do CDS-PP Madeira, para elaboração do programa de governo que o partido apresentará nas próximas eleições regionais.

Para esta juventude partidária, o tema do emprego e da luta contra a precariedade laboral são aspectos cruciais para o futuro dos jovens e das novas gerações. “A falta de emprego ou o emprego precário tem contribuído fortemente para que os jovens comecem a sua vida independente mais tardiamente. Este atraso, contribui para um disfuncional planeamento familiar que promove uma redução substancial da natalidade. É devido a estes motivos e efeitos que este problema se torna num problema estrutural para a economia regional e também um problema individual que afecta centenas de jovens e famílias”, refere uma nota de imprensa.

De acordo com Pedro Pereira, presidente da Juventude Popular da Madeira, parte da solução para minimizar a precariedade laboral passa pela implementação do modelo de mercado trabalho alemão, o maior exemplo de economia democrata-cristã, e que também já foi defendido pela AICEP, que promove os contractos sem termo como o pilar do sistema de contratação. Por outro lado, defendeu ainda, a importância de combater os falsos recibos verdes.

Nesta reunião abordou-se ainda a necessidade de dotar a UMa de meios que permitam à instituição continuar a formar os jovens Madeirenses, como por exemplo o apoio do Governo Regional para a publicidade e internacionalização da universidade, visto que na Madeira os níveis de desemprego são tanto menores quanto maior é o nível de formação dos jovens e a qualidade da universidade é crucial para manter os níveis de empregabilidade da formação superior.