Liceu recebe certificação enquanto “Centro de Avaliação dos Exames oficiais de língua francesa – Delf Scolaire”

A Escola Secundária Jaime Moniz recebeu, hoje, a certificação enquanto “Centro de Avaliação dos Exames oficiais de língua francesa – Delf Scolaire”. Foi descerrada uma placa que simboliza, oficialmente, a certificação deste centro que funciona desde o ano letivo de 2011.

No ato, presidido por Ana Isabel Freitas, Presidente do Conselho Executivo e restantes membros do Conselho Executivo, estiveram presentes Ana Maria Kauppila, delegada de Francês da ESJM, Humberto Lourenço, responsável por este Centro, na escola, assim como Gabriela Oliveira, Diretora Executiva da Academia de Línguas da Madeira e a sua Diretora pedagógica, Marie-Claire Martin. Estiveram, ainda, presentes Celina Gomes, Coordenadora das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular e os professores examinadores e corretores das Provas “DELF Scolaire” e monitores deste projeto nas suas escolas: Teresa Fernandes e Genoveva Spínola, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva.

A Academia de Línguas da Madeira é Centro de Acreditação dos exames “Delf” e “Dalf” sendo parceira estratégica da Escola Secundária Jaime Moniz, neste âmbito. Todas as alocuções referiram a importância desta certificação no âmbito da Língua francesa como ferramenta académica num mundo global.

A Presidente do Conselho Executivo referiu a relevância destas parcerias para a Escola atual sendo que a Delegada de Francês não só reforçou essa ideia como salientou o trabalho feito, em prol do ensino, da aprendizagem e da certificação em língua francesa que esta parceria tem representado e na mais-valia que acrescenta ao curriculum dos alunos. Agradeceu o trabalho dos envolvidos e manifestou total apoio na sua continuidade.

Numa alocução lida, a Diretora Pedagógica da ALM, Marie-Claire Martin explicou que “O DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa) é o diploma oficial do Ministério da Educação Nacional Francês para certificar as competências em Francês dos candidatos estrangeiros. Os diplomas são reconhecidos internacionalmente. Existem 4 níveis para o DELF ESCOLAR, baseados no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, sendo esses níveis: o A1 (nível iniciação), A2 (nível elementar), B1 (nível limiar) e B2 (nível independente). Agradeceu, também, a parceria com a Escola Jaime Moniz e com todos os envolvidos.