Orquestra Académica do Conservatório promove concerto comentado a 14 de Junho em Machico

A Orquestra Académica do Conservatório – Escola das Artes da Madeira realiza o sétimo concerto do ciclo dos Concertos Comentados no dia 14 de Junho, às 21h00, no Salão Paroquial da igreja do Piquinho, no Caramanchão, em Machico, sob a direcção do maestro e professor Francisco Loreto.

“Para além da missão de formar os alunos como músicos, a Orquestra Académica do Conservatório desenvolve também esforços em contribuir para a formação de públicos de música sinfónica e é dentro deste objectivo que se insere este Ciclo de Concertos Comentados, onde o maestro apresenta ao público a constituição da Orquestra e contextualiza cada uma das obras interpretadas, para que assim o público possa, mais facilmente, descobrir o mundo maravilhoso que está por detrás destas fantásticas obras da História da Música”, refere um comunicado do CEPAM.

Do programa do concerto consta um repertório sinfónico constituído pelo Concerto de Violino em Mi menor, de Felix Mendelssohn, com o solista Rodrigo P. Freitas no violino, pelo Concerto de Flauta op. 283 de Carl Reinecke, com a solista Ana Catanho, seguindo-se a fantástica Abertura «Egmont» op. 84 de L. v. Beethoven. A finalizar este concerto comentado, será interpretada a brilhante «Dança Sinfónica n.º 1» de Edvard Grieg e a imponente «Abertura 1812» de P. Tchaikovsky.

Este concerto realiza-se com o apoio da paróquia do Piquinho, Caramanchão, e da casa do Povo de Machico e é co-produzido pelo Conservatório e pela Associação Machico XXI, numa parceria que dura há três anos. Este é o quarto concerto comentado no Município de Machico, depois de, nos anos anteriores, o ter feito na Igreja Matriz de Machico, na Igreja do Caniçal e na Igreja do Porto da Cruz.

A entrada é livre.