Lucas Faria, aluno de acordeão da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) da Direcção Regional de Educação, participou na 23.ª Semana internacional do Acordeão, que decorreu em Alcobaça, entre os dias 18 e 26 de Maio. Uma nota da DSEAM revela que nesta acção integram-se o 24.º Troféu Nacional e o 5.º Concurso Internacional de Acordeão, e que o aluno arrecadou o 1.º prémio nacional e internacional, na Categoria Infantil 2.
“Este jovem acordeonista, com apenas 12 anos de idade, orientado pelo professor Slobodan Sarcevic, tem-se revelado um talento no acordeão. Só em 2019 este é o terceiro prémio que arrecada: no mês de Fevereiro, foi o vencedor na sua categoria no Festival Folefest (Lisboa), em Março, foi o vencedor do Concurso Jovens Artistas da DSEAM na categoria superior à sua idade, na classe de teclado, e nos dias 25 e 26 de Maio, no decurso da 23.ª Semana Internacional de Acordeão, que decorreu na conhecida Terra de Paixão (Alcobaça), que se transformou na Terra do Acordeão, trouxe para a Madeira o 1.º Prémio do 24.º Troféu Nacional e o 1.º Prémio do Troféu Internacional de Acordeão”, refere um comunicado de imprensa.
As composições de Ferreira, Shainsky, Mussorgsky e Beloshitsky foram interpretadas por este jovem talento, o que permitiu demonstrar o trabalho desenvolvido diariamente, sob a orientação do seu professor. Foram apresentadas na categoria dos 10 aos 12 anos, em dois momentos de avaliação, perante o júri internacional constituído por professores oriundos da Rússia, Espanha e Itália, obtendo a pontuação mais alta em ambos os momentos.