Tradição do Espírito Santo mantém-se nas várias paróquias da Madeira

Foto DR.

Sílvio Mendes

A devoção ao Espírito Santo está enraizada na tradição popular madeirense. Por toda a ilha se realizam festas.

Calheta

A paróquia da Calheta vai celebrar a festa do Espírito Santo, o seu padroeiro, com início às 17 horas do domingo 9 de junho.
Às 15 horas as insígnias do Espírito Santo saem da igreja e vão até ao porto de recreio da Calheta e depois farão visitas a alguns estabelecimentos comerciais daquela zona.
No sábado, dia 8,  será celebrada missa às 20 horas. Depois haverá o festival «Calheta a Cantar». Actuará também o cantor madeirense José Alberto Reis.
Haverá animação no domingo, dia 9, com o Grupo de Folclore da Calheta e o conjunto Banda Fixe.

Caniço

A festa do Espírito Santo, na paróquia do Caniço vai decorrer no domingo 9 de junho.
Às 11 horas inicia-se a procissão com as saloias e irmãos que realizaram as visitas do Espírito Santo e os convidados para o próximo ano.
Às 11h30 principiará a Eucaristia. Será feita a bênção do pão, que será distribuído às pessoas, no adro, no final da missa.
O Caniço tem dois padroeiros: Espírito Santo e Santo Antão.

Camacha

A paróquia da Camacha vai estar, de novo, em destaque com a celebração da festa do Espírito Santo que tem grandes tradições naquela freguesia. As celebrações vão decorrer nos dia 8, 9 e 10 de junho.
No próximo sábado às 19 horas será celebrada a missa vespertina.
No domingo às 9 horas a Eucaristia principiará às 9 horas, seguindo-se, pelas 10 horas, a visita das insígnias aos estabelecimentos comerciais do centro daquela vila.
Às 17h30 inicia-se o cortejo do pão, desde a Quinta da Arema, no sítio dos Casais de Além até à igreja, sendo as oferendas colocadas numa mesa no salão paroquial, onde se realizará a bênção da «Mesa da Copa».
Na denominada “segunda-feira da Camacha”, dia 10 de junho, será celebrada a missa às 19 horas.
Depois, no Largo da Achada, proceder-se-á à eleição do novo «Imperador», que é a pessoa que irá organizar e custear a festa do Espírito Santo no próximo ano.
Naqueles dias haverá actuações de diversos grupos.

Câmara de Lobos

A festa do Espírito Santo na paróquia de Câmara de Lobos vai realizar-se no domingo 9 de junho e inicia-se às 9h30 com a saída da igreja das insígnias do Espírito Santo até à capela de Nossa Senhora da Conceição.
Às 10 horas terá início a missa campal.
Depois decorrerá uma viagem de catamarã.

Garachico

A festa do Espírito Santo na paróquia do Garachico, situada na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, é vivida com muita intensidade e animação.
No domingo 9 de junho aquela paróquia estará em destaque com esta festa.
Às 15 horas principiará a missa, e no final haverá a bênção do pão, da copa com as ofertas para leilão e das charolas.
A animação da tarde contará com a Banda Municipal de Câmara de Lobos.D
urante a manhã a Banda Municipal de Câmara de Lobos vai aos sítios buscar as charolase às 15 horas principiará a missa.
No final haverá as bênçãos do pão da copa, seguindo o convívio até as 20 horas acompanhado pela Banda Municipal de Câmara de Lobos.

Santa Cruz

No Domingo de Pentecostes, 9 de junho,  na paróquia de Santa Cruz vai realizar-se a cerimónia da bênção da copa e dos barcos assinalando a festa do Espírito Santo.
Após a celebração da Eucaristia que se iniciará às 9h15 o pároco, acompanhado das insígnias do Espírito Santo e das meninas saloias vão até ao adro onde se encontra uma mesa com diversos produtos (a denominada copa) entre eles o pão que serão benzidos e posteriormente distribuídos pelos carenciados que são ajudados pela Conferência de São Vicente de Paulo da paróquia de Santa Cruz.
Depois decorrerá um cortejo pelo centro da cidade de Santa Cruz até à zona marítima e porto de abrigo onde se efetuará a bênção dos barcos, às 12 horas.
No cortejo também se integra a Banda Municipal de Santa Cruz e o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz e também as entidades oficiais da freguesia.
No sábado a partir das 10h30 haverá a visita do Espírito Santo aos estabelecimentos e residências do centro da cidade de Santa Cruz.
Às 20 horas no adro haverá os tradicionais «segredos».

Serra de Água

Na freguesia da Serra de Água vai ser realizada uma das mais relevantes tradições daquela localidade com a celebração da festa do Espírito Santo na Encumeada, um dos sítios mais conhecidos da Serra de Água.
Será no domingo de Pentecostes com missa às 12 horas após o que será feita a bênção do pão uma das características próprias da festa do Espírito Santo.
Depois serão oferecidas às pessoas algumas bandeiras em miniatura, evocativas do Espírito Santo.
Seguir-se-á a visita das insígnias do Espírito Santo, meninas saloias e tocadores ao comércio local e a casa dos funcionários da Empresa de Eletricidade da Madeira.
Pelas 16 horas terá início a descida a pé da Encumeada até à Igreja da Serra de Água, sendo acompanhada com muita animação através do «Grupo de amigos da Casa do Povo da Serra de Água», da Banda Municipal da Ribeira Brava e de grupos de pessoas que assim contribuirão para alegres momentos de diversão e convívio.