Candidata do CDS propõe Academia do Mar e gabinete para tratar dos fundos europeus no Porto Santo

Pocinho 22 de maio 2019A candidata do CDS-PP às eleições europeias lançou esta quarta-feira a ideia de criação de uma Academia do Mar na Ilha do Porto Santo e de um gabinete de apoio aos projectos de candidatura aos fundos comunitários.

Depois de uma manhã a ouvir comerciantes e a contactar as populações, Margarida Pocinho fez eco das queixas que foi ouvindo. “Não existe aqui, na Ilha, nenhuma ligação às candidaturas aos fundos europeus, é tudo feito a partir do Funchal”, lamentou, para acrescentar. “Se na Madeira as dificuldades que os madeirenses sentem são muitas, aqui no Porto Santo essas dificuldades triplicam. Era importante criar um gabinete de apoio, não digo que esteja aberto a toda a hora, mas pelo menos durante o período de candidatura. Se a Madeira precisa dos fundos europeus, o Porto Santo precisa ainda mais”.

A candidatura do CDS às eleições europeias dedicou o dia ao Porto Santo. Margarida Pocinho, acompanhada do líder regional do partido, Rui Barreto, do líder do CDS Porto Santo, Miguel Matos, e do deputado José Manuel Rodrigues, continuam a pedir às pessoas que não fiquem em casa no próximo domingo, não se cansam de explicar que sem os apoios da União Europeia a Madeira e o Porto Santo teriam “muitas dificuldades” e dão a conhecer a candidata.

Europeias 2019

A população acolhe a comitiva com simpatia, mas aproveita para se fazer ouvir. Há quem exija que o ferry para o continente passe pelo Porto Santo. Outros pedem condições para atrair mais turismo e há, também, quem se diga descrente com tudo.

Margarida Pocinho vê na Europa uma oportunidade para responder a alguns dos problemas da “Ilha Dourada”. “Há apoios que devem ser dirigidos tanto para a agricultura como para o mar”, enunciou, para desfiar, um a um. “Na agricultura ainda podemos ir buscar apoios para o aproveitamento das águas das chuvas, que não estão a ser devidamente aproveitas e é um dos eixos prioritários da União Europeia, no âmbito das alterações climáticas. Existem também apoios para a reflorestação, para o mar, a biologia marinha, o desporto ligado à saúde e à talassoterapia. Parece-me que também faz sentido apostar na qualificação e requalificação dos recursos humanos, na área da hotelaria, até porque a Universidade da Madeira já tem alguns cursos que poderiam ajudar nesse sector”, sublinhou.

A candidata aproveitou para anunciar aos jovens alguns dos cursos intermédios, entre o 12.º e a licenciatura que a Universidade da Madeira ministra nas diferentes áreas: saúde, natureza, turismo, biologia marinha, mas também recepção, bar, mesa e cozinha.

 


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.