Há hoje mais gente em listas de espera do que há quatro anos e o tempo de espera “é escandaloso e chocante”, considera Pedro Freitas

Audição Ordem Médicos Inquerito Listas de Espera2
Pedro Freitas está a ser ouvido no Parlamento.

O presidente do conselho regional médico da Ordem dos Médicos, Pedro Freitas, está a ser ouvido no âmbito da comissão eventual de inquérito às listas de espera do SESARAM.

“Há mais gente em listas de espera do que há quatro anos e meio a avaliar pelos números que temos, diz Pedro Freitas a uma resposta de José Manuel Rodrigues, do CDS. “Dizer que os outros são iguais ou piores não resolve. O que resolve é encontrar soluções. Era uma questão de esperança as pessoas saberem em que posição estão nas listas”.

O médico considera que “é encandaloso e chocante os tempos de espera. Quem espera dez anos e ainda está à espera é porque precisa. Quem está nestas condições, está em situação preocupante”

Relativamente aos médicos que abandonam o serviço público, Pedro Freitas diz que alguns médicos estão cansados  e “vão desistindo” de lutar no serviço público e a entrada de grupos privados torna o mercado “mais atrativo”.

Também há pouco houve alguma divergência de posições entre o médico e o deputado Jaime Filipe Ramos, do PSD, relativamente ao increnemento de cirurgias. Jaime Filipe Ramos revela que entre 2011 e 2017 há um acréscimo de produtividade de 60%. Quero dizer que o PRC (Programa de Recuperação de Cirurgias).  tem resolvido muitas situações dos utentes do SESARAM.