Secretaria da Saúde deve mudar para a nova “casa” em maio

Este é o edifício, na Rua da Carreira, que passará a ser as instalações da secretaria regional da Saúde. Foto Rui Marote
A transferência deverá ocorrer no mês de maio. Foto Rui Marote
No prédio preserva-se um facto histórico. O Tenente-Coronel Alberto Artur Sarmento “foi um dos mais prestigiados intelectuais madeirenses da 1.ª metade do século XX, tendo sido, além de oficial do Exército, um dedicado escritor, professor de ciências, naturalista, investigador da história insular, folclorista e músico”.
Antes. Esta imagem do edifício expressa o estado da fachada antes da intervenção. Foto DR
A parte do edifício para a Rua Nova de São Pedro. Foto Rui Marote

A secretaria regional da Saúde deverá mudar de instalações ao longo do mês de maio. A nova “casa”, na Rua da Carreira, está praticamente concluída na sequência das obras de reabilitação, remodelação e ampliação do edifício existente, conhecido pelo antigo “Lar do Estudante” e que foi adquirido pela Região em 2015. A área de intervenção corresponde a 100 m2 e o valor omvestido ultrapassa os 795 mil euros.

Segundo o que o FN apurou, faltam apenas alguns pormenores para que o espaço fique dispoível para as mudanças da secretaria de Pedro Ramos, sendo que se não existirem contratempos, a transferência dos serviços poderá mesmo acontecer na segunda quinzena de maio.

A intervenção teve como objetivo recuperar alguns elementos existentes neste edifício, que se encontravam muito degradados, obrigando assim à introdução de renovadas condições, também em termos de acessibilidades, segurança e acústica, mas respeitando aquele que é o legado histórico daquela área. A intervenção levada a efeito pela secretaria regional dos Equipamentos e Infraestruturas, através da PATRIRAM, passou pela ampliação, “criando um novo volume edificado, que permitisse responder às necessidades de ordem espacial e funcional dos serviços da Secretaria da Saúde”.

A entrada para o parque de estacionamento é feita pela Rua Nova de São Pedro. Foto Rui Marote

O novo volume edificado, junto à Rua Nova de São Pedro, possui apenas dois pisos de nível com o Rés-do-Chão e com o 1.ºAndar do edifício existente, permitindo sob esta construção acesso automóvel e estacionamento, com passadiços aéreos a ligarem o edifício existente com o novo.

De acordo com dados sobre o edifício, refere-se que a respetiva implantação apresenta uma área de 367m2, e dispõe de um logradouro junto à Rua Nova de São Pedro com cerca de 225m2. Volumetricamente o edifício apresenta 3 pisos junto à Rua da Carreira e dispõe de uma pequena “torre” recuada em relação à fachada. Tem ainda um piso abaixo da cota soleira da Rua da Carreira, piso esse de nível com a Rua Nova de São Pedro.

 

 

 

E