Concurso de Poesia “Continua o poema Pedra Filosofal de António Gedeão”

 

No âmbito do programa Cientificamente Provável, dinamizado a nível nacional pela Rede de Bibliotecas Escolares, e, ainda, do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos 2019, proclamado pelas Nações Unidas, o Clube de Ciências Experimentais Física e Química e a Biblioteca da Escola Secundária Jaime Moniz promoveram, conjuntamente com o Centro de Química da Madeira, o Concurso de Poesia “Continua o poema Pedra Filosofal de António Gedeão”.

Segundo uma nota informativa remetida por Fernanda Gama, para além de uma chamada de atenção sobre a importância da Ciência, e da Química em particular, para a sociedade e para o seu desenvolvimento mais sustentado, foram ainda objetivos deste concurso a promoção de hábitos de leitura e escrita entre os jovens, bem como a estimulação da sua criatividade.

Puderam concorrer todos os alunos da Escola Secundária Jaime Moniz individualmente ou em grupos de, no máximo, 5 elementos.

Os alunos prolongaram o poema “Pedra Filosofal” de António Gedeão, atendendo à evolução científica e tecnológica posterior à publicação do mesmo, em 1955.

Os membros do júri deste concurso foram Cristina Carvalho, escritora; Fernando Figueiredo, docente de Português da ESJM; Helena Tomás, docente da Uma e representante do Centro de Química da Madeira.

Foram entregues vinte trabalhos, dos quais foram selecionados dez para serem apresentados no dia 29 de abril, pelas 15h00, na Biblioteca da Escola Jaime Moniz. Esta sessão contará com a presença de todos os participantes, do júri do Concurso, dos docentes do Clube de Ciências Experimentais Física e Química e representantes da Direção da Escola Secundária Jaime Moniz e do Centro de Química da Madeira. Nesta sessão serão divulgados os três primeiros classificados.

Para os prémios do concurso, a organização contou com a colaboração da Areal Editores, da Livraria Bertrand e do Centro de Química da Madeira.

No dia 30 de abril, pelas 11h30, terá lugar ainda uma sessão “À conversa com Cristina Carvalho”, com moderação de Fátima Marques, docente de Português da Escola Secundária de Jaime Moniz.