Zona Militar da Madeira e Comando Operacional testaram SIRESP em ambiente de crise

No período compreendido entre os dias 8 a 10 de Abril, realizou-se o exercício de comunicações (SIGEX) “ESPADA 19”, visando exercitar a utilização do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) por parte do Comando Operacional da Madeira (COM) e da Zona Militar da Madeira (ZMM), no apoio ao comando e controlo durante a execução de acções de resposta a solicitações e pedidos da estrutura regional do sistema de protecção civil, num quadro de tarefas relacionadas com a satisfação de necessidades básicas e na melhoria da qualidade de vida das populações da Região Autónoma da Madeira (RAM), informa o Exército.

O cenário criado assentou no simulacro teórico de uma situação de incêndios florestais activos ao mesmo tempo em diversas zonas da ilha da Madeira, que obrigaram à intervenção coordenada a vários níveis das diversas entidades participantes no exercício, informam os militares em comunicado de imprensa.

Durante a fase de execução, testaram-se todas as potencialidades do sistema, tais como a possibilidade de geolocalização dos terminais portáteis SEPURA e de interoperabilidade destes equipamentos e os rádios tácticos militares P/PRC 425. Não obstante, foi uma excelente oportunidade de treinar e testar a dinâmica inerente ao fluxo de informação entre o COM e a ZMM e avivar a sensibilidade dos operadores na adaptação a essa dinâmica, apropriando a utilização dos procedimentos rádio a cada situação.

O Exécito realça o teste de prontidão dos meios militares que respondem às situações de emergência a catástrofe na Região.