
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, esteve hoje presente na inauguração de uma nova loja no centro comercial do Caniço, aproveitando para enaltecer a iniciativa empresarial, criadora de emprego e de riqueza e demonstrativa da confiança que lhes merece a economia da Região. “A economia da Madeira está a crescer há 66 meses, sendo a previsão para este ano a de que cresça 2.3, superior ao crescimento das médias nacional e europeia”, enfatizou.
Citou ainda “dados estatísticos irrefutáveis” para afirmar que “este crescimento tem sido constatável em todas as áreas da nossa economia. Estamos a crescer na indústria, no turismo, nos serviços, na agricultura”, garantiu o chefe do Executivo.
O alegado crescimento tem, também, “reflexos muito importantes no tecido social, porque significa que estamos a criar mais emprego”, declarou. “Neste momento”, afirmou, o desemprego situa-se nos 8 por cento, a taxa mais baixa dos últimos dez anos.
Por outro lado, alegou, o crescimento é consistente, desde logo pela situação da Madeira apresentar, pelo quinto ano consecutivo, a RAM apresentar um superávit orçamental, consolidando as finanças públicas. Pelo segundo ano consecutivo, acrescentou, estamos com um superávit na balança comercial, exportando mais do que importou.
Por último, reiterou que o seu Governo “cumpre aquilo que promete”. A única região do país que “baixou os impostos para as empresas e as famílias foi a Madeira”. Assumiu também, como bandeira, a concertação social e a melhoria das carreiras dos profissionais, citando, a título de exemplo, o caso dos professores e dos enfermeiros e citando a redução dos passes nos transportes públicos.
“Em breve vamos continuar a anunciar medidas de coesão social”.