Freguesia da Ilha promete muita animação e entidades oficiais presentes na XVIII Exposição Regional do Limão

De acordo com uma informação da Casa do Povo da Ilha, a XVIII Exposição Regional do Limão abre oficialmente no dia 13 do corrente mês, pelas 17h00, no Polidesportivo da freguesia da Ilha, contando com a presença do secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos.

Já pelas 17h30, no auditório da referida Casa do Povo, decorrerá uma conferência sobre o tema “Quanto vale o limão produzido na Madeira?”, que contará com a presença dos oradores convidados, Fábio Ascarini, investigador do Banco Germoplasma ISOPlexis/Germobanco – Universidade da Madeira, o chef Hugo Dória da Quinta do Furão, o enfermeiro Beto Martins, especialista em enfermagem comunitária e  António Trindade, presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo da Ilha, que fará a moderação e comentário.

Simultaneamente, realizar-se-á a segunda edição de uma prova cega de licores e sobremesas de limão, fazendo parte do júri representantes da equipa da Enomania e da câmara de provadores – AgroSenseLab.

Já a animação característica inicia-se com Catarina Melim, seguindo-se o já característico concurso de dança, que contará com a participação de sete grupos de dança de carácter amador. Pelas 22h30, o espectáculo está a cargo do artista regional, Rúben Aguiar e banda, terminando a noite com as batidas do DJ Márcio Nóbrega.

Domingo, dia 14 de Abril, o programa inicia-se com a missa dominical às 08h30, seguindo-se das 10h00 às 13h00, o programa da Rádio Festival “Músicas do Arco da Velha”, que contará com a presença de vários artistas regionais que animarão a manhã de domingo, refere uma nota de imprensa. A tarde inicia-se com a voz de Mónica Ascensão e a animação e cor da associação Geringonça.

Pelas 14h00, realizar-se-á a cerimónia de entrega de prémios aos agricultores, que será presidida pelo chefe do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque.

A Festa do Despique está agendada para as 14h30 e será acompanhada pelo grupo de acordeonistas da Casa do Povo da Ponta de Sol, pelo grupo Amigos da Gaita da Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos e por todos aqueles repentistas que queiram se juntar à festa. A partir das 16h30, o palco é ocupado pela artista nacional Quina Barreiros com o seu acordeão e acompanhada das suas bailarinas, seguindo-se a actuação do grupo de folclore da Casa do Povo de Santana. Para terminar a animação da XVIII Exposição Regional do Limão, terá lugar o espectáculo do artista Roni de Melo.