70 anos da NATO assinalados com conferência no Colégio dos Jesuítas

Numa parceria entre o Instituto Universitário Militar e a Universidade da Madeira, realiza-se no próximo dia 1 de Abril, pelas 14h30, no auditório do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira, o seminário comemorativo do 70º aniversário da assinatura do Tratado do Atlântico Norte (NATO/OTAN). Recorde-se que foi no dia 4 de Abril de 1949 que 12 países, incluído Portugal, assinaram em Washington o Tratado do Atlântico Norte. Deste acordo surgiu a Organização do Tratado do Atlântico Norte, ou NATO, que tem desde então contribuído para a segurança dos Aliados e do espaço Euro-Atlântico.

A conferência começa pelas 14h30, com uma comunicação do general Araújo Pinheiro, intitulada “A NATO aos 70, uma Aliança em movimento”. Já pelas 15h15, uma outra alocução será apresentada, nomeadamente “A participação de Portugal em missões da NATO”, proferida pelo major-general Carlos Perestrelo, pelo comodoro Silva Ribeiro e pelo brigadeiro-general Eduardo Faria.

Após um intervalo, pelas 16h20, o historiador Rui Carita aborda o tema “A Região Autónoma da Madeira (RAM) e a OTAN” e, pelas 16h55, “A Madeira e o Atlântico português na fundação da OTAN”, será a comunicação proferida pelo académico. Freitas Rodrigues

Segue-se um debate.