Secretaria do Ambiente assinala Dia das Florestas oferecendo plantas aos funcionários

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (SRA) ofereceu hoje aos funcionários uma planta, de forma assinalar o Dia Internacional das Florestas, relembrando e promovendo a importância da floresta através deste ato simbólico. No edifício do Campo da Barca foram disponibilizadas cerca de 450 plantas, arbustos e árvores de espécies indígenas e endémicas da Madeira, como é o caso, do dragoeiro, da estreleira, do gerânio, do massaroco, do barbusano, do loureiro e do zimbreiro, refere uma nota de imprensa.

Durante a distribuição dos exemplares, que contou com a participação da secretária regional Susana Prada, foram fornecidas informações sobre as características e especificidades de cada planta, de modo a que cada pessoa pudesse escolher a espécie que melhor se adapta ao local onde irá ser plantada.

“Adquirimos uma nova forma de olhar pela nossa floresta nativa. Este novo olhar não tem de se esgotar numa acção, num dia dedicado pelo calendário. Pode ser substituída por outras iniciativas e por outros contributos de cidadania, como o gesto simples de cuidar”, salientou.

O Dia Internacional das Florestas, uma data comemorada pela primeira vez em Portugal em 1907, com a designação de “Festa da Árvore”. Ao longo dos tempos a iniciativa foi ganhando importância, conquistado simpatizantes e mudado de designação, recorda a SRARN. Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de Março, como o Dia Internacional das Florestas, bem como a possibilidade de se organizar, anualmente, estas comemorações. O objectivo desta comemoração é o de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.