Regresso dos exames na Medicina Nuclear só quando houver condições para garantir confiança no serviço, esclarece Tomásia Alves

Tomásia Alves, presidente do conselho de administração do Serviço Regional de Saúde admitiu, hoje, que a suspensão dos exames na unidade de Medicina Nuclear teve origem na ausência do médico Rafael Macedo ao serviço, nos últimos dois dias. “Não tinhamos informação se viria hoje ou não ao serviço, pelo que o Conselho de Administração e a Direção Clínica decidiram suspender os exames na Medicina Nuclear, hoje, de forma a que estejam reunidas condições para garantir a serenidade e a devolução da confiança da população a este serviço”.

Aquela responsável pela administração hospitalar garante que “nenhum utente foi prejudicado nem qualquer cirurgia cancelada”, adiantando ainda que serão adotadas as “medidas que a lei prevê”, decorrente do inquérito interno que está em curso, esclarecendo que serão possíveis “todas as situações previstas na lei”, entre elas a normalização do funcionamento do serviço. Se houver matéria para continuar, para ser suspenso ou para abrir processo e estar a trabalhar, será isso que faremos. Não há intenção pré determinada”.

Tomásia Alves recusou avançar com uma data certa para que os exames sejam retomados, esclarecendo ainda que os mesmos “voltarão quando estiverem reunidas as condições para garantir a confiança na prestação do serviço”.

O comunicado que Tomásia Alves leu, esta manhã, em conferência de imprensa, refere que “o Conselho de Administração do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, e os órgãos de gestão que dele fazem parte, reiteram a confiança total e inequívoca no seu corpo clínico e repudia as acusações infundadas, falsas e injuriosas do Dr. Rafael Macedo proferidas no âmbito sua a audição da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira”.
O mesmo texto rerere, ainda, que “é inequívoca a idoneidade e competências dos profissionais de saúde do Serviço de Saúde da RAM, todos os dias, 24 horas por dia, asseguram com a maior dedicação, competência e zelo a prestação de cuidados de saúde aos utentes acompanhados por este Serviço de
Saúde”.
Nestes termos, o Conselho de Administração do Serviço de Saúde da RAM “quer expressar publicamente a sua total confiança em TODOS os médicos desta instituição, em especial nos seus diretores de serviço e, em particular, nos que por ele foram focados, o Diretor de Serviço de Ortopedia, Dr. Anacleto Mendonça, o Diretor de Serviço de Urologia, Dr. Ferdinando Pereira, o Diretor de Serviço de Hemato-Oncologia, Dr. Fernando Aveiro. As acusações infundadas, de grande irresponsabilidade, são uma ofensa à instituição e aos seus profissionais, com repercussões na credibilidade e confiança e será alvo das medidas adequadas”.

Tomásia Alves refere ser importante deixar claro que “o SESARAM é composto por um conjunto de profissionais competentes, sérios, que prestam, todos os dias, prestam os cuidados com confiança. Aqui estão reunidos o profissionais competentes e a população deve estar serena. Sem serenidade e sem profissionalismo não conseguimos fazer o nosso trabalho”.