Pedro Frazão defende no “Liceu” que os estágios devem ser olhados pelos estudantes como grandes oportunidades

A Escola Secundária Jaime Moniz, em parceria com o Grupo Sousa, promoveu esta tarde uma conferência subordinada ao tema “Comportamentos em Estágio”, dirigida a estudantes dos Cursos de Educação e Formação e de Cursos Profissionais, tendo por orador Pedro Frazão, administrador do Grupo Sousa. Recorde-se que, este Grupo acolherá, este ano, nas suas empresas, alguns estagiários da ESJM.

De forma dinâmica e procurando sempre ir ao encontro das vivências dos estudantes, o orador elucidou os jovens para a importância de abraçarem desafios, o que implica necessariamente uma abertura de espírito para saírem da zona de conforto e mergulhar no “oceano” da mudança e das oportunidades.

Os estudantes acabam os seus cursos e estão vinculados a efetuarem estágios curriculares nas empresas ou instituições públicas. Neste sentido, Pedro Frazão procurou deixar a mensagem de que, para além do cumprimento de regras e das competências teóricas, é relevante a atitude com que os jovens se abrem a esta experiência. Nas entrevistas de recrutamento para vagas de emprego, a seleção é feita, cada vez mais, com base nos seguintes critérios: primeiro, a paixão, depois a experiência académica e, finalmente, as credenciais. No fundo, destacou o orador, o que é essencial é a naturalidade e a empatia que os candidatos colocam nas suas tarefas. Citando grandes empresários, Pedro Frazão sublinhou a importância da “paixão” como o fator-chave para um desempenho de sucesso no mundo do trabalho.

Recorrendo a um diálogo interativo com os jovens estudantes da ESJM, suportado com pequenos vídeos da dinâmica e áreas de negócios do Grupo Sousa, Pedro Frazão deu ainda grande relevo à necessidade de os jovens olharem para os estágios “como uma grande oportunidade”.