Curral dos Romeiros tem serviço de Proteção Civil, 30 bombeiros juram fidelidade a 22 de março

O serviço visa preparar as pessoas para situações de emergência.
Cafôfo diz que a recetividade da população foi “notável”.

O Núcleo de Proteção Civil do Curral dos Roneiros foi hoje inaugurado por Paulo Cafôfo, o presidente da Câmata. O serviço, que visa uma intervenção rápida em caso de emergência, está instalado no espaço da antiga escola, num investimento que envolveu 44 mil euros.

Cafôfo fez-se acompanhar pelo vereador da Proteção Civil Municipal, João Pedro Vieira, e pelo restante Executivo, enaltecendo, no momento, “mais esta meta alcançada, logo na mesma semana em que os Núcleos Locais de Proteção Civil do Funchal foram selecionados como finalistas do Prémio de Boas Práticas de Participação 2018, promovido pela Rede de Autarquias Participativas.” Trata-se de um prémio nacional, cuja votação final irá decorrer a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de março, e até 26 de abril, na página http://www.portugalparticipa.pt/, tendo o Presidente apelado ao voto de toda a população.

Os Núcleos Locais de Proteção Civil têm vindo a ser operacionalizados pelo Executivo liderado por Paulo Cafôfo desde 2017. “Estes são uma das novas abordagens para garantir a proteção de pessoas e bens nas Zonas Altas do concelho, dotando os cidadãos comuns de meios para saber comportar-se numa primeira resposta a situações de catástrofe”, explicou o Presidente, recordando que o Núcleo do Curral dos Romeiros foi o primeiro a ter o seu próprio kit, entregue por Paulo Cafôfo no Verão de 2017.

O Presidente da Autarquia acrescentou que “a recetividade da população do Curral dos Romeiros foi sempre notável desde a primeira hora e este tipo de participação ativa da comunidade na mitigação do risco, além de aumentar a eficiência dos mecanismos de prevenção municipais, contribui para a monitorização dos fatores de perigo, reduzindo o risco existente e promovendo a construção de um município mais resiliente”, concluiu.

Na próxima semana, a Proteção Civil Municipal continuará na ordem do dia, uma vez que na sexta-feira, dia 22 de março, terá lugar a cerimónia de Juramento de Fidelidade dos 30 recrutas que irão ingressar no quadro de carreira dos Bombeiros Sapadores do Funchal, numa ocasião em que serão apresentadas, ainda, as três novas viaturas pesadas adquiridas pelo Município para o combate a incêndios, num investimento de 860 mil euros.