“Sondagem”/”Estudo”/”Barómetro”/”Sensibilidade” do Estepilha dá 34,2% para o PSD e 31,6% para o PS

O Estepilha também gosta de “sondagens”, “estudos de opinião” e “barómetros”. Por isso, fez como os partidos que gostam de dizer que a “sondagem” é a que sentimos nas ruas e a “grande sondagem” a da noite eleitoral.

Ainda assim, o Estepilha pôs-se no adro das igrejas e fez a seguinte pergunta: Se as eleições para a Assembleia da República fossem hoje em que partido votariam os madeirenses?

Não é que 27,1% dos eleitores madeirenses responderam que votariam no PSD e 25% no PS! O que, projectando os resultados, daria 34,2% para o PSD e 31,6% para o PS!

Até 2,1% dos madeirenses confidenciaram ao Estepilha que votariam na Aliança do Pedro Santana Lopes. O mesmo número de intenções de voto do partido dos animais.

O CDS obteria 8,3% (10,5% em projeção); o BE 4,2% (5,3% em projeção); o mesmo que a CDU. JPP não entra.

Mas o mais engraçado desta “sondagem” ficcionada e friccionada é o registo dos dois maiores partidos nos últimos três anos.

Como o Estepilha é do tempo de Carlos Pereira à frente do PS lembra-se que, em 2017, um “tête-a-tête” entre Carlos Pereira e Miguel Albuquerque deu 36,9% para Albuquerque e 35,8% para Carlos Pereira.

Passaram-se dois anos e, pelos vistos, a agora, segundo a “sondagem” do Estepilha, um “tête-a-tête” entre Paulo

Cafôfo e Miguel Albuquerque dá 27,1% para Albuquerque e 25% para Cafôfo.

Para que a ERC não “caia” em cima, desde já o Estepilha reconhece que não depositou esta sondagem ficcionada naquela entidade e, pelas mesmas razões, auto-dispensa-se de publicar a ficha técnica infra.