Novo sistema de deteção remota de incêndios florestais apresentado este sábado

Miguel Albuquerque estará presente amanhã, sábado, na apresentação do sistema de deteção remota de incêndios florestais.

O novo sistema de deteção remota de incêndios florestais, na Madeira, num projeto-piloto liderado pela Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, através do LREC, é apresentado amanhã, sábado, pelas 11.30 horas, no Montado do Paredão, na estrada florestal que liga a Eira do Serrado ao Chão da Lagoa, envolvendo uma demonstração. A cerimónia conta com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

O protótipo está implantado, a uma cota de 1.500 metros, na estrada florestal que liga a Eira do Serrado ao Chão da Lagoa, a uma centena de metros de cada um dos miradouros do Paredão. A demonstração de modo de funcionamento do sistema vai exigir fogos reais com cerca de dois metros quadrados.

Serão, assim, instalados dois pontos de ignição, um deles no Funchal e o outro em Câmara de Lobos, cada um deles em posições diametralmente opostas e a cerca de três quilómetros do equipamento de deteção.

Os fogos, a exemplo dos ensaios anteriormente efetuados, são autorizados e acompanhados pelas entidades competentes. Serão vigiados pelos bombeiros.