Veja aqui o palácio do Parlamento de Bucareste onde Tranquada Gomes irá estar a 14 e 15 de março

Fotos Rui Marote.

Com Rui Marote

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Tranquada Gomes desloca-se, a 14 e 15 de março, à Roménia, onde, em Bucareste, vai participar na 8.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios.

A cimeira decorrerá no gigantesco Palácio do Parlamento de Bucareste, na Roménia, palácio que o repórter fotográfico do Funchal Notícias, Rui Marote já visitou.

Trata-se de um edifício com 12 andares, 270 metros de comprimento e 245 metros de largura, 48 metros visíveis acima do solo e 15 metros abaixo da cota de soleira.

Foi mandado edificar pelo ditador romeno Nicolae Ceauşescu.

A construção teve início em 1980 e durou até 1989, quando Ceauşescu foi deposto.

O palácio luxuosa ocupa uma grande parte do centro histórico de Bucareste. Um bairro inteiro, estádio, igrejas, conventos e sinagogas foram derrubados para dar espaço à estrutura.

Quando o edifício foi construído, toda a economia do país prestou serviços ao palácio. Tudo foi construído com materiais 100% romenos. Toda a produção de mármore foi usada para o palácio durante a construção, e havia ordens para que até as lápides para os mortos fossem feitas de outros materiais, como madeira.

Atualmente, o palácio alberga o parlamento romeno, mas nem isso é o suficiente para enchê-lo. Assim, o edifício serve para outras funções e é frequentemente usado como um centro de conferências.

A ala oeste do edifício abriga o Museu Nacional de Arte Moderna.

O desenho e construção do edifício envolveram 700 arquitetos e 20 mil trabalhadores.

Na construção foram utilizados um milhão de metros cúbicos de mármore, 3.500 toneladas de cristal, 700.000 toneladas de aço e bronze, 900.000 metros cúbicos de madeira de 200.000 metros quadrados de tapeçarias.

O resultado é uma construção gigantesca que se iguala às pirâmides de Gizé em termos de volume.

O palácio possui aproximadamente 1.000 quartos e incontáveis salões, corredores, escadarias monumentais e 40 elevadores. A superfície total da área é de 340.000 metros quadrados.

O Palácio do Parlamento é o segundo maior edifício do mundo, estando o Pentágono Americano em Washington em primeiro lugar.

De acordo com o Guinness Book of World Records, o palácio não é apenas o mais pesado, mas também o edifício mais dispendioso do mundo.

A pequena parte aberta ao público é luxuosamente decorada. Enormes lustres de cristal, mosaicos e brilhos de folhas de ouro de todos os ângulos – prata e ouro foram até bordados nas cortinas.

As celebridades mundiais têm uma fraquinho pelo palácio. Michael Jackson, por exemplo, terminou ali uma conferência de imprensa com um moonwalk.

A cantora Shakira também cantou aqui e os apresentadores do ‘Top Gear’ correram pelos túneis do subsolo para mostrar o quão imenso é o edifício.