CDU continua a defender extinção das propinas no ensino superior e critica PS, PSD e CDS

A CDU realizou hoje na Universidade da Madeira uma iniciativa política sobre a eliminação das propinas no ensino superior. Edgar Silva, coordenador da CDU na Madeira, considerou que “este é um objectivo prioritário e estratégico para um modelo de desenvolvimento em que o Ensino Superior Público, gratuito e de qualidade constitui um eixo fundamental”.

No entanto, criticou, mais uma vez o PS escolheu aliar-se ao PSD e ao CDS, optando por executar a política de direita”.

Nesta iniciativa de encontro com estudantes da Universidade da Madeira foi distribuído um documento informativo sobre o Projecto de Lei que foi chumbado na Assembleia da República pelos partidos da política de direita e que pretendia a revogação das propinas no Ensino Superior Público.

Debatida e votada sexta-feira, dia 15, a proposta da CDU integrava um pacote de seis textos legislativos com soluções orientadas para a defesa do ensino superior e dos direitos dos estudantes, nomeadamente, no que toca a aliviar os custos que recaem sobre os jovens e as suas famílias.

A CDU defende que o cumprimento integral da Constituição passa pela revogação das propinas no Ensino Superior Público, garantindo-se o acesso e frequência dos estudantes aos mais elevados graus de ensino. Tal pressupõe, a par do fim do pagamento de propinas, uma política de investimento e adequado financeiramente das instituições de ensino superior, bem como a valorização decisiva da Acção Social Escolar que permanece ainda profundamente limitada.

 


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.