Prédio em reabilitação na “Fernão de Ornelas” mantém comércio e habitação, passeio na Rua do Ribeirinho de Baixo concluído

 

Decorrem obras num prédio da Rua Dr. Fernão de Ornelas, para comércio e habitação.
As obras privadas beneficiam dos incentivos fiscais da Câmara do Funchal à reabilitação urbana.
A Rua do Ribeirinho de Baixo já foi intervencionada de acordo com o planeado na 2ª fase da intervenção da CMF na Rua Dr. Fernão de Ornelas.
O alargamento do passeio da Rua do Ribeirinho de Baixo já está feito.
Está praticamente finalizada a colocação dos paralelepípedos na zona central do cruzamento da Rua do Ribeirinho de Baixo com a Rua Dr. Fernão de Ornelas.
A primeira fase, já concluída, correspondeu à intervenção entre a Rua do Anadia e a Rua do Ribeirinho de Baixo.
O projeto final da intervenção da Rua Dr. Fernão de Ornelas transmitirá esta imagem.

A Rua Dr. Fernão de Ornelas está a ser alvo da intervenção, por parte da Câmara Municipal do Funchal, naquela que corresponde à segunda fase dos trabalhos que, no final, visam o encerramento da rua ao trânsito automóvel. Neste momento, decorre a parte referente à Rua do Ribeirinho de Baixo, onde o alargamento do passeio/calçada já está concluído e onde está a ser ultimada a colocação dos paralelepípedos, na parte superior da rua, na zona central, à semelhança daqueles que já estão definidos no espaço compreendido entre a Rua do Ribeirinho de Baixo e a Rua do Anadia, correspondente à 1ª fase.

Simultaneamente, aproveitando a paragem para o decurso das obras públicas, decorre, na Rua Dr. Fernão de Ornelas, a intervenção num prédio, próximo da esquina com a Rua do Ribeirinho de Baixo, de iniciativa privada, sendo que hopuve necessidade de instalação de uma grua de grandes dimensões. O investimento, que visa a reabilitação desse prédio, decorre com o apoio contemplado num pacote de benefícios fiscais que a Câmara Municipal do Funchal disponibiliza no âmbito do programa de Reabilitação Urbana (ARU).

De acordo com uma informação obtida junto do gabinete de comunicação da presidência da Autarquia, o referido prédio manterá o uso anterior, ou seja comércio/serviços no andar de baixo e habitação nos pisos superiores.

Relativamente à intervenção global na Rua Dr. Fernão de Ornelas, corresponde a um projeto arquitetónico de requalificação do arruamento, bem como na substituição das redes de saneamento básico, e traduz um investimento de 313 mil euros da Autarquia.

Terminados os trabalhos na Rua do Ribeirinho de Baixo, segue-se a Fase 3, onde como já referiu a Câmara, “será mantida a interrupção rodoviária na Rua Dr. Fernão de Ornelas (entre a Rua do Ribeirinho de Baixo e a Rua do Carmo) e será retomada a circulação na Rua do Ribeirinho de Baixo, no troço a sul da Rua do Seminário, permitindo a circulação em direção à Rua Dr. Fernão de Ornelas.

Na Fase 4, última fase, a intervenção irá se desenrolar no Largo do Phelps e Rua do Carmo, entre a Rua 31 de Janeiro e a Rua Cooperativa Agrícola do Funchal, pelo que torna-se necessário realizar a circulação rodoviária em sentido contrário ao habitual na Rua Dr. Fernão de Ornelas e Rua do Ribeirinho de Baixo, permitindo o acesso ao parque de estacionamento através da Rua Dr. Fernão de Ornelas e saída em direção à Rua do Carmo. Ao chegar à Rua do Carmo o condutor poderá seguir no normal sentido de circulação ou virar à esquerda em direção à Rua das Hortas.