A “Gruta” começa a “desvendar” imagem, obras continuam

A imagem levanta um pouco o “véu” da parte exterior da “Gruta”, ainda em obras. Foto Rui Marote
Era assim a “Gruta” dos tempos passados.
Esta é a primeira imagem que podemos ver por cima da entrada da “Gruta.

A Câmara Municipal do Funchal já concessionou o espaço correspondente ao que antigamente era a conhecida “Gruta”, na Avenida Sá Carneiro, mesmo abaixo do Parque de Santa Catarina. Ali funcionou, durante muitos anos, um serviço ligado ao setor da restauração, ponto de encontro de tantos madeirenses e visitantes, zona centralizada com movimento garantido, sobretudo aos fins de semana, com aquilo que na altura era o passeio dos locais ao centro da cidade.

No final de agosto de 2018, a Autarquia confirmava ao Funchal Notícias que este espaço já estava concessionado e que a Câmara já estava a receber a respetiva renda, ficando a cargo do arrendatário a realização de obras que possam dar forma ao que, futuramente, será uma nova oferta para o Funchal. Quase seis meses depois, as obras continuam e o repórter fotográfico Rui Marote passou pelo local e captou as imagens que poderão, de certo modo, dar uma primeira abordagem do visual daquele espaço, pelo menos no que se refere ao exterior, ficando a dúvida sobre este impacto e qual o figurino e o conceito da futura “Gruta”. Fica no ar a expetativa sobre o significado que esta entrada pode trazer à estratégia global, sobre o que representam estes “voos” que o novo investidor da “Gruta” pretende mostrar.

Tanto a Câmara Municipal do Funchal como o concessionário pretendem devolver ao espaço o encanto de outrora, junto ao mar, numa zona que pode fazer regressar memórias. Resta saber se o objetivo será alcançado com o novo projeto.