APEL vence concurso escolar #aminhavoznaUE seguida da Gonçalves Zarco (2.º lugar) e “Levada” (3.º)

Foto DR.

Teve lugar no Museu da Eletricidade, a 2ª etapa do Concurso Escolar #aminhavoznaUE, uma iniciativa do Centro de Informação Europe Direct Madeira em parceria com a Deputada ao Parlamento Europeu, Cláudia Monteiro de Aguiar e a Secretaria Regional de Educação, no âmbito da realização das Eleições Europeias para o Parlamento Europeu (PE), em 2019.

Destinado aos estudantes do 12º ano de escolaridade dos estabelecimentos de ensino da RAM, este concurso contou com a participação de 13 equipas, num total de 65 elementos (estudantes e professores coordenadores de projecto), mas teve por via da realização de um conjunto de sessões de esclarecimento em cada uma das escolas envolvidas, um alcance direto superior a mil estudantes, onde o tema das eleições europeias esteve em destaque.

Nesta etapa final, cada uma das 13 equipas envolvidas foi convidada a efetuar uma apresentação de 10 minutos sobre uma temática específica associada a programas e/ou políticas europeias, perante um júri composto por três especialistas em assuntos europeus.

Após a apresentação, e tendo também em consideração o trabalho efetuado na primeira etapa do trabalho (organização das sessões informativas nas escolas), o júri deliberou a seguinte classificação: em 3º lugar a Escola BS Dr. Ângelo Augusto da Silva, em 2ª lugar a Escola BS Gonçalves Zarco e como grande vencedor, a Escola da APEL.

As três equipas vencedoras, num total de 15 elementos, terão como prémio final uma Viagem a Bruxelas, a convite da Deputada ao Parlamento Europeu Cláudia Monteiro de Aguiar que os receberá pessoalmente aquando da sua visita à capital belga.