D. António Carrilho presidiu às comemorações dos 25 anos do Renovamento Carismático Católico na Madeira com um apelo à santidade e à missão

O Renovamento Carismático Católico (RCC) comemorou, hoje, o seu 25.º aniversário na Madeira. A celebração da efeméride teve lugar esta noite, na Igreja do Colégio, na habitual Assembleia desta Corrente de Graça movida pelo Espírito Santo.

https://www.facebook.com/funchalnoticias/videos/386207441943767/

O agora Administrador Eclesiástico da Diocese do Funchal, D. António Carrilho, após a nomeação do novo Bispo (D. Nuno Brás), presidiu à celebração, organizada pela Equipa Diocesana do RCC, que contou com a participação de todos os Grupos Carismáticos de Oração distribuídos pela Região. D. António Carrilho enalteceu o papel do Renovamento Carismático na comunidade e, a exemplo da coordenadora da respetiva Equipa Diocesana, Maria da Paz Carvalho, deu particular realce a duas palavras-chave: “Santidade e Missão”. Não se trata, segundo o Prelado, de apresentar muitas atividades ou de cultivar vidas de aparência, à procura de protagonismos, mas de viver uma vida na égide do Espírito, de testemunho verdadeiro na Fé.

A nível mundial, o RCC conta com mais de 50 anos de atividade transformadora, tendo por primado uma nova evangelização. Na Madeira, a festa acontece pelas bodas de prata de uma importante Corrente de Graça do Espírito Santo que se mantém cada vez mais viva na vida da comunidade cristã. Nomes que estiveram na génese do RCC foram recordados nesta Assembleia, como foi o caso do Cónego Tomé Velosa, já falecido, e que foi um dos seus principais impulsionadores.

A coordenadora da Equipa Diocesana anunciou também que a próxima Assembleia do RCC na Região deverá acontecer nos finais de março próximo, tendo por orador o Padre Antonello Cadeddu, presidente da Comunidade Aliança da Misericórdia.

O Padre Antonello é o orador convidado para a Assembleia Anual do RCC na Madeira.

D. António Carrilho sublinhou a importância de os cristãos terem sempre em linha de conta de que “é o Espírito que os fortalece” e nunca “procurar soluções fora dele”. O sopro do Espírito Santo é o caminho para fortalecer a vida de cada pessoa, nunca esquecendo, sobretudo neste Ano Missionário, que “ser cristão é viver sempre em missão”.

Outro momento relevante da homilia de D. António Carrilho, inspirado no Evangelho segundo São Marcos, foi o de revisitar a parábola da semente e do semeador. “O semeador semeia a Palavra. Os que estão à beira do caminho, onde a palavra foi semeada, são aqueles que a ouvem (…) E os que a receberam em boa terra são aqueles que ouvem a Palavra, a aceitam e frutificam, dando trinta, sessenta ou cem por “. O grande desafio é acolher a Palavra e aplicá-la no dia a dia, como verdadeiro alimento que fortalece.

O Prelado da Diocese ofereceu ainda uma lembrança simbólica a todos os coordenadores dos Grupos Carismáticos de Oração, numa homenagem ao seu contributo pela evangelização de Jesus junto de milhares de pessoas que, enamoradas desta Corrente de Graça, têm mudado as suas vidas num caminhada para Jesus.

Após a Assembleia do RCC, seguiu-se um convívio, tendo os membros da Assembleia partido o bolo de aniversário.

É de referir que, as doações feitas no momento do ofertório reverteram para as pessoas com deficiência que estão aos cuidados da Quinta do Leme.