Velejador Miguel Sá parte sábado para viagem em solitário rumo a Cabo Verde

 

O velejador Miguel Sá parte este sábado, dia 19, pelas 13 horas, da Marina do Funchal, para uma viagem em navegação solitária até Cabo Verde, nomeadamente a Cidade da Praia, no âmbito do Projecto Re-Navegar. O Re-Navegar pretende efectuar a ligação marítima em barco à vela e em solitário, entre o Funchal e as suas cidades geminadas no Atlântico, refere uma nota de imprensa. A viagem será empreendida no seu veleiro “Albatroz do Mar”.

O Funchal e a Cidade da Praia estão geminadas desde 17 Julho de 2003, para fomento da cooperação e intercâmbio nos domínios considerados de relevante interesse para ambas as partes, ao nível económico e empresarial, turismo, ambiente e património, educação e formação profissional, actividades culturais e desportivas e organização de serviços municipais. A realização desta viagem pretende reactivar esses laços.

“O programa da viagem à cidade da Praia, Capital da República de Cabo Verde, situada a Sul da Ilha de Santiago, inclui escalas nas Selvagens, La Palma, Gomera e Hierro, nas Canárias e visitas às outras ilhas habitadas do Arquipélago de Cabo Verde, onde haverá oportunidade para estabelecer contactos com a comunidade local, em especial, a nível das autarquias e outras entidades em cada ilha, com apresentação da iniciativa e descrição das características e peripécias de uma navegação solitária, que replica, em algumas
etapas, rotas do tempo das descobertas e do comércio entre os Arquipélagos”, diz o comunicado enviado às Redacções.

Serão entregues livros e outros materiais de âmbito cultural e educativo para cada comunidade, levando o nome da cidade do Funchal e dos patrocinadores desta aventura a todas essas paragens onde os portugueses, e os madeirenses em particular, já foram visitantes assíduos.

A acompanhar a partida do velejador para esta aventura estarão presentes, pelas 12:30, a vereadora Madalena Nunes, em representação do presidente do Município do Funchal; António Fontes, presidente do Clube Naval do Funchal; Rafael Santos, director executivo da Associação do Filme, Televisão e Multimédia da Madeira, diversos patrocinadores, familiares e amigos do velejador. A aventura poderá ser acompanhada na página de facebook “Re-Navegar-2019-Funchal-Praia”

Está também prevista uma divulgação actualizada da localização deste navegador solitário através do dispositivo GPS disponível a bordo e que transmite a posição da embarcação para uma página de internet em: https://eur-share.inreach.garmin.com/U4ATE
A iniciativa conta com apoios da Câmara Municipal do Funchal, Clube Naval do Funchal e Marina do Funchal e patrocínio da Dilectus, Zoom Publicidade Madeira, Tecnovia Madeira e Terramiga – Produtos Dermocosméticos e Dermoterapêuticos. Tem o apoio logístico da Associação do Filme, Televisão e Multimédia da Madeira.