Mercado Quinhentista 2019 com o lema “O Desembarque” a 7, 8 e 9 de junho

“O Desembarque” marca a edição deste ano do Mercado Quinhentista.

O Mercado Quinhentista, um evento de recriação histórica em Machico, tem “O Desembarque” como lema para a XIV edição de 2019, que decorre entre 7 e 9 de junho. A iniciativa, organizada pela Escola Básica e Secundária de Machico, ganhou projeção nos últimos anos e qa comprová-lo está a afluência cada vez maior de visitantes por ocasião do evento que já faz parte do programa cultural da Região.

Uma nota da comissão organizadora lembra que o Mercado Quinhentista assinala “o carácter pioneiro que Machico assumiu na ocupação da Madeira e na própria História da Expansão Portuguesa. Neste momento de celebração da génese da História da Madeira, as comemorações dos 600 anos do seu povoamento, revelou-se incontornável a temática da chegada dos portugueses a esta Ilha, pois foi na baía de Machico que desembarcaram, pela primeira vez, em Julho de 1419, Tristão Vaz Teixeira e Gonçalves Zarco, navegadores ao serviço do Infante D. Henrique”.

A mesma nota recorda que “com uma localização geográfica estratégica, dada a sua proximidade com África, à Madeira coube o papel de base de apoio à navegação de exploração da costa ocidental africana e ponto de escala obrigatória para a chamada “aguada” das embarcações portuguesas que, atraídas pelas mercadorias do Oriente e pelo desafio de saber mais, aventuravam-se em grandes rotas marítimas. A Madeira alcança, assim, uma enorme importância na conquista de novos mundos, na desconstrução de antigos mitos e na transformação do conhecimento do mundo, numa “primeira globalização” que marcou Portugal e o Mundo”.

Delineado em torno desta temática, e à semelhança das edições anteriores, o Mercado Quinhentista de Machico apresentará novidades e dinâmicas que tantas opiniões favoráveis têm colhido junto dos visitantes e participantes, refere a nota da comissão.