Patriarca de Lisboa diz que “Diocese do Funchal muito beneficiará” com o novo bispo

O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente reagiu à nomeação de D. Nuno Brás para a Diocese do Funchal, nestes termos:

“A Santa Sé noticiou hoje a nomeação de D. Nuno Brás da Silva Martins para Bispo do Funchal.

D. Nuno Brás merece toda a nossa gratidão pelo trabalho que realizou no Patriarcado de Lisboa, especialmente como formador e reitor do Seminário dos Olivais e Bispo Auxiliar desde 2011. Em tudo manifestou grandes dotes de inteligência e qualidade pastoral, ganhando justamente a estima do Povo de Deus, especialmente dos que mais diretamente serviu. Destaco o acompanhamento às Vigararias, ao respetivo clero e paróquias, e as visitas pastorais. Também a qualidade das suas intervenções e escritos na Voz da Verdade e outras publicações foram de grande pertinência para a nossa vida eclesial e cultural.

Estou certo que a Diocese do Funchal muito beneficiará com tantas qualidades comprovadas. Para boa parte do seu clero é já uma presença familiar, dado o conhecimento mútuo que têm desde o tempo de formação no Seminário dos Olivais, como colegas ou alunos. Reforça-se também deste modo a ligação entre as nossas Igrejas irmãs.

D. Nuno Brás conta com a nossa muita estima e oração. A autenticidade eclesial nasce da profundidade espiritual com que se vivam realidades assim, como o ministério ordenado e o serviço do Povo de Deus. Rezaremos por ele e pelo novo serviço que o Papa Francisco lhe pede.

Lisboa, 12 de janeiro de 2019

+ Manuel, Cardeal-Patriarca

NB: Na quinta-feira 7 de fevereiro, às 19 horas, celebraremos a Santa Missa com D. Nuno Brás no oratório do Seminário dos Olivais (trazer alva e estola vermelha). Daremos graças a Deus pelo seu ministério e pediremos pelo que vai iniciar na Diocese do Funchal. Seguir-se-á um jantar festivo, para o qual se convida especialmente o clero, e outras pessoas mais próximas, pedindo que avisem o Seminário da sua comparência até sábado, dia 2 de fevereiro.”