Novo bispo do Funchal toma posse a 17 de Fevereiro na Sé

A Santa Sé tornou público, às 11h, de hoje, sábado, 12 de janeiro, que o Papa Francisco nomeou o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás da Silva Martins, como novo Bispo do Funchal.

Segundo uma nota de imprensa do gabinete de informação da Diocese do Funchal, ao mesmo tempo o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese do Funchal apresentada por D. António Carrilho, conforme estabelece o Cânone 401§1 do Código de Direito Canónico.

Até à tomada de posse do novo Bispo D. Nuno Brás, D. António Carrilho governará a Diocese como Administrador Apostólico.

Assim, a partir do dia 12 de janeiro, a menção dos nomes dos pastores da nossa Igreja deverá seguir o seguinte modelo extraído da Oração Eucarística II: “Em comunhão com o Papa Francisco, o nosso Administrador Apostólico António e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo”.

“A partir do dia da tomada de posse, o nome do Bispo deve ser proferido na Oração Eucarística por todos os presbíteros que celebrem Missa dentro da Diocese. Logo, a partir da tomada de posse, a menção dos nomes dos pastores de nossa Igreja deverá seguir o seguinte modelo extraído da Oração Eucarística II: “Em comunhão com o Papa Francisco, o nosso Bispo Nuno e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo”.

A Tomada de Posse do Novo Bispo acontecerá no Domingo, dia 17 de fevereiro, às 16h na Sé do Funchal.