Fernando Pinto diz que ventos no Aeroporto é uma questão de segurança e revela testes da Airbus que “não foram bons”

Audição Fernando Pinto TAP0
Fernando Pinto está a ser ouvido no Parlamento Regional. Fotos Rui Marote

Audição Fernando Pinto TAP1Fernando Pinto, o ex-presidente da TAP que está a ser ouvido na Assembleia, no âmbito da Comissão de Inquérito à gestão da TAP, revelou há pouco que a Airbus pediu para estudar o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, num teste de um novo sistema dos aviões, com ventos acima do previsto e os resultados não foram bons. Diz que “a questão dos limites dos ventos deve ser estudada, mas assegura que a última palavra deve ser dos técnicos”. Em nome da segurança.

Fernando Pinto admitiu, ainda, que o custo das passagens é um problema, mas diz que “muitos passageiros já descobriram a estratégia de pagar 100 euros pelas passagens, não para viagens de um dia para outro, mas para uma grande percentagem. Estamos numa nova era”. Além de que “o mercado da Madeira é protegido, estamos a falar sempre em 86 euros na realidade”.

O deputado João Paulo Marques, do PSD, referiu que se a Madeira é um mercado especial para a TAP “qual o tratamento que a TAP dá à Madeira, relativamente a outras rotas”. O parlamentar disse ser dificil compreender o encerramento do balcão de carga na Madeira, das instalações no Funchal, dentro desse princípio de a Madeira ser um mercado especial.