Estepilha: Oficialmente agradecido em Ano Novo

JM FunchalDN-FunchalEstepilha, Donald Trump, Emmanuel Macron e Theresa May (para mais com este problema do Brexit) nunca se lembraram mas até nem está mal pensado. Quando o Le Monde, o New York Times ou o Sun, por exemplo, elegerem os mais do ano, membros dos respetivos governos claro, toca a puxar pelos gabinetes de comunicação e agradecer, publicamente e penhoradamente, a distinção, que representa uma garantia de boa governação e uma demonstração cabal das correspondentes prestações dos diferentes serviços, bem como de cada funcionário. Quase que nem precisam governar, basta agradecer a distinção e é garantido.

O Governo Regional chegou primeiro, começa o ano novo em grande. Também, é conveniente, em ano de eleições. Não perdeu tempo e agradeceu, oficialmente, na página do Facebook (com as imagens acima reproduzidas), a eleição que os dois jornais diários realizaram, como habitualmente, das figuras de 2018, sendo que o JM elegeu Pedro Calado, atual vice presidente do Governo e ex-administrador do Jornal, quando representava o Grupo AFA, atual proprietário do JM, além de Luís Sousa, no campo empresarial, também atual proprietário do JM. O DN também distinguiu Pedro Calado (figura que, fora de brincadeiras que o Estepilha também sabe falar sem estar sempre a brincar, até esteve em foco no ano de 2018), entre outros. Um momento que, ser analisarmos bem, até merece nota governamental. Não vamos apelidar de provincianismos só porque sim.

Deste modo, segue, com a devida vénia ao site do Governo, citando a fonte como mandam as regras jornalísticas, o escrito sobre este importante agradecimento:

“O Governo Regional congratula-se com as distinções feitas pelo JM Madeira e pelo Diário de Notícias da Madeira e que expressam o reconhecimento do trabalho que o Governo Regional tem vindo a realizar nos últimos anos, em prol das melhores condições e qualidade de vida de todos os Madeirenses e Porto-santenses.

A forte e exemplar liderança do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, norteando a ação no cumprimento integral e concretização do programa de Governo, estimula toda a equipa governativa.

Por tal, esta distinção é partilhada entre todas as Secretarias Regionais, empresas do Sector Empresarial da Região Autónoma da Madeira e funcionários públicos, que mantêm sempre o espírito de missão no cumprimento das suas ações, em benefício do desenvolvimento económico e social da Madeira e do Porto Santo”.

E pronto. O Estepilha espera que, agora, os jornais não se fiquem pelas notícias, as que são dadas e as outras que vão aparecendo. Isto não é só receber agradecimentos, é preciso dar “corda aos sapatos”. Pensem em qualquer coisa para convidar o Governo e agradecer este agradecimento. Embora se não houver um travão nisto, este ano, se for para agradecer, nem Governo nem jornais fazem outra coisa.

E outra coisa. É importante internacionalizar estas situações para que o mundo saiba e siga.

Boas Festas do Estepilha. Ainda chegou a tempo dos Reis.