Albuquerque visita exploração agrícola que teve apoios do PRODERAM

Albuquerque exploração agrícola AO presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou hoje uma produção agrícola na Calheta, localizada no Parque Empresarial, num investimento da responsabilidade da “Naipe de Génios”, uma empresa cujo gerente é Jorge Rafael Mendes Gonçalves, empresário agrícola há mais de 15 anos.

A exploração localiza-se num terreno com 5.300 metros quadrados, no Parque Empresarial da Calheta, rnglobando a instalação de uma estufa com 4.520 metros quadrados, para a produção de pimento. Utiliza método inovador, com produção em hidroponia, utilizando travesseiros de fibra de côco.

O investimento elegível é de 464.283,65 euros e o valor do apoio do PRODERAM é de 278.570,19 euros.

Segundo uma nota da Quinta Vigia, a produção estimada é de 16.500 plantas por ano/campanha, ou seja, 164.980 quilos, o equivalente a 10 quilos de planta por ano e a 355 mil quilos por hectare/ano.”O produto deverá ser comercializado para os supermercados Continente, apenas para o mercado regional. Aliás, o empresário em causa já tem acordo com a cadeia de supermercados, na comercialização de pepino”.

O investimento contempla a construção de dois acessos pedonais (de 180 metros quadrados e de 30 metros quadrados), de um armazém agrícola com 150 metros quadrados e de um tanque pré-fabricado, com 271,2 metros cúbicos, para além de outras pequenas estruturas.

O empreendimento implicou ainda a aquisição de uma máquina de sementeira automática e de diverso outro equipamento de apoio à produção, por forma a maximizar a qualidade do produto final e o rendimento do empresário agrícola.