Tradições da 1.ª Oitava: A Gangorra em Ponta Delgada e o “puxar a parreira” no Seixal

Puxar a Parreira, no Seixal. Foto DR

Na 1.ª Oitava há várias tradições que se mantêm. Em Machico são as transfigurações (homens que se vestem de mulheres e mulheres que se vestem de homens).

No fundo, não é só em Machico. Na primeira oitava, 26 de Dezembro, dia para ficar em família, em algumas localidades, apareciam “os mascarados” que batendo de porta em porta, iam provando os doces e licores caseiros.

Na 1.ª Lombada, em Ponta Delgada, é a gangorra que faz as delícias dos mais e menos novos.

Na freguesia de Ponta Delgada, concelho de São Vicente, no domingo de Páscoa e na primeira oitava do Natal, realiza-se o jogo da gangorra, uma espécie de baloiço feito com um pau de louro.

Apesar de envolver toda a comunidade local, promovendo-se um ambiente de festa em torno da construção da gangorra, foi um jogo exclusivo de homens até 1994, data em que a participação naquela atividade lúdica deixou de ser interdita às mulheres.

No Seixal, hoje foi dia de “Puxar a Parreira”.

O puxar da parreira consiste no confronto de duas equipas colocadas em lados opostos que, através da utilização da força em grupo, puxam uma corda, cada equipa para o seu lado, com o objetivo de arrastar os adversários para fora do seu campo, assinalado previamente com uma marca no chão.

Na freguesia do Seixal, joga-se na primeira oitava do Natal (26 de dezembro) e na primeira oitava de Santo Antão (17 de janeiro), e procuraa-se eleger o sítio mais forte: o Farrobo ou a Serra d’Água.

Na freguesia do Porto Moniz, jogava-se na primeira oitava do Natal, mas as forças eram medidas entre solteiros e casados.

Veja aqui o vídeo de Fernando Mendes.