SESARAM está a avaliar dois casos possíveis de sarampo na Região

O SESARAM anunciou que há dois casos possíveis de sarampo na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente de dois indivíduos do sexo feminino, actualmente internados com um quadro clínico estável. Estes casos, adianta a instituição, estão neste momento em investigação, aguardando-se os resultados laboratoriais do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

O Serviço de Saúde da RAM, em articulação com a unidade de saúde privada de onde são provenientes as pacientes, e com as autoridades de saúde, afirma estar a implementar os procedimentos necessários, de acordo com as normas.

Por outro lado, a Autoridade de Saúde Regional, em coordenação com a Direcção Nacional da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, está a acompanhar a evolução da situação.

A cobertura vacinal na RAM em relação ao sarampo é muito elevada, da ordem dos 97-99% nas idades de referência, o que limita a propagação do vírus. A vacina é gratuita e administrada em todos os Centros de Saúde da RAM. A vacinação é recomendada às crianças aos 12 meses e aos 5 anos, e aos adultos nascidos a partir de 1970, sem história credível de sarampo.