Ponta Delgada: volta a girar a “gangorra” no sítio da Primeira Lombada

           

Uma nota enviada à nossa Redacção dá conta de que estão de volta as festividades tradicionais da Primeira Oitava do Natal, que se realizam anualmente no sítio da Primeira Lombada, em Ponta Delgada. Como é habitual, numa organização da Paróquia de Ponta Delgada em conjunto com a comunidade local da Primeira Lombada, realizar-se-ão ao longo do dia 26 de Dezembro um conjunto de actividades que nesta localidade são tradicionais deste dia, entre as quais o Jogo da Gangorra, prática que aqui ocorre em exclusivo na RAM e que consiste numa “espécie de baloiço formado por dois paus em que um – o moirão – fica assente no chão, enterrado a certa profundidade para que se mantenha firme e o outro é colocado suspenso sobre o moirão, sendo que em cada extremidade da trave superior senta-se um jogador que irá alternadamente impulsionar a gangorra ora acima e abaixo ora ainda rodando em torno do moirão vencendo o jogador que demonstrar mais destreza”, refere a nota de imprensa.

No local do jogo da gangorra poderá ser vista também a exposição “20 Anos na Memória: Gangorra ao Som do Pife”, integrada no projecto Brincos de ponta – Práticas do Património Cultural Imaterial de Ponta Delgada, da responsabilidade da associação ACANGA em parceria com a AMC Xarabanda e o apoio da Junta de Freguesia de Ponta Delgada. Ainda no âmbito deste projecto, decorrerá pelas 12:00 a “Oficina do Pife”, com participação livre e aberta ao público em geral. Trata-se de outra das práticas do PCI de Ponta Delgada em foco no projecto Brincos de Ponta, que consiste na criação de um instrumento musical de sopro a partir da cana vieira, refere o comunicado à imprensa.

Este instrumento era utilizado, desde tempos imemoriais, para chamar os fregueses de Ponta Delgada para virem às Missas do Parto, havendo caído em desuso mais recentemente. Será uma oportunidade a não perder, para todos quantos quiserem aprender a construir o instrumento, refere-se.

A tarde será marcada pela animação no adro da capela da Primeira Lombada, com a realização de diversos jogos tradicionais e com a animação musical a cargo da banda filarmónica de Santo António. Pelas 21:00, está marcado o espectáculo pirotécnico denominado “Roda Manhosa”, com a queima do “Velho e da Velha”, outro dos rituais associados à quadra natalícia na Primeira Lombada.

A participação no evento é aberta ao público em geral.