12ª Gala do Fado “Jovem na Alma e na Voz” movimentou o Mercado dos Lavradores

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e a vereadora Madalena Nunes, com o pelouro do Desenvolvimento Social na edilidade, estiveram este fim-de-semana na 12ª Gala do Fado “Jovem na Alma e na Voz”, um evento promovido pelo Centro Comunitário do Funchal, e que contou com 23 participantes amadores na Praça do Peixe do Mercado dos Lavradores.

Paulo Cafôfo destacou, na ocasião, “esta tradição da época natalícia com mais de uma década no Município”, salientando, em especial, “a participação dos Ginásios Municipais de Santo António, São Martinho e Barreirinha, e ainda da Universidade Sénior do Funchal, para além do Centro Comunitário do Funchal, num evento que proporciona aos nossos utentes uma actividade que é uma referência anual em prol da sua integração na vida activa da cidade, combatendo o isolamento e promovendo o desenvolvimento cognitivo e a intergeracionalidade.”

A fadista Susana Andrade coordenou os ensaios, que decorreram durante cerca de um mês, visando incutir nos entusiastas noções básicas de ritmo e controlo de voz. César Abrantes (na guitarra portuguesa) e Susana Abrantes (na guitarra clássica) foram os músicos profissionais que acompanharam todas as actuações. O júri do evento foi constituído por Carlos Valente, Énia Caires e Margarida Rocha. Foram atribuídos prémios aos três primeiros vencedores nas classes  jovem e sénior, bem como um certificado de participação a todos os participantes.