Pianista irlandesa Thérèse Fahy homenageia Debussy em concerto da AACMM dia 9 no Teatro Municipal

A pianista irlandesa Thérèse Fahy homenageia Debussy num concerto no domingo, dia 9 do corrente mês, pelas 18 horas, no Teatro Municipal. Depois do êxito da quarta edição do Madeira PianoFest e do concerto comemorativo dos 25 anos da actividade da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira, em colaboração com a ANSA, a AACMM prossegue a sua temporada com o primeiro de três concertos integrados nas Festas de Natal e Fim do Ano da Madeira.

É neste contexto que Thérèse Fahy, professora da Royal Irish Academy of Music em Dublin e especialista das obras de Claude Debussy, interpretará um programa inteiramente dedicado ao mestre do impressionismo francês, cujo centenário da morte se celebra este ano.

A AACMM abriu este ano o calendário musical com um concerto no qual a pianista italiana Diana Nocchiero interpretou o primeiro livro dos Prelúdios de Debussy, composto entre 1909 e 1910. Já  concerto será interpretado o segundo livro, composto entre 1912 e 1913. “Estes prelúdios representam de melhor maneira a “pintura através de sons”, típica para estética impressionista. Além dos prelúdios, será interpretada a conhecida e popular suíte Children’s Corner, tal como uma das obras mais virtuosísticas de Debussy, L’Isle Joyeuse”, esclarece uma nota à imprensa.

O programa, concretamente, é o seguinte:

Debussy 12 Prelúdios (Livro II)

Children’s Corner Suite (1906-1908)

Reflets dans l’eau (1905)

“Les Soirs illuminés par l’ardeur du charbon” (1917)

L’isle joyeuse (1904)

Thérèse Fahy é uma das pianistas mais destacadas do seu país e tem desenvolvido uma carreira muito activa na Irlanda e no estrangeiro. Nos últimos anos, fez uma digressão pela Costa Leste dos Estados Unidos, com um programa de música contemporânea irlandesa e em 2012 com os 24 prelúdios para piano de Debussy, comemorando os 150 anos sobre o nascimento do compositor.

Actuou recentemente também em França, Reino Unido, Itália, Polónia, Espanha, República Checa, Holanda, Israel, Etiópia e Irlanda, tendo integrado júris de concursos internacionais reputados, tais como Dublin International Piano Competition, Manchester International Concerto Compettion, Baltic International Piano Competition e Scriabin International Piano Competition.

Sendo a única pianista irlandesa especializada na música francesa, apresentou as obras completas para piano de Debussy na Galeria Hugh Lane em Dublin. Também gravou um documentário, The Snow is Dancing, para a estação de rádio irlandesa, RTE Lyric FM. Dedica-se ainda a obras para piano de Olivier Messiaen, tendo interpretado as estreias na Irlanda das obras Reveil des Oiseaux (2008) com a Orquestra Nacional Sinfónica da Irlanda, em National Concert Hall em Dublim, e Visions de l’Amen (1990), para dois pianos.

Já neste ano, com apoio do Concelho de Artes da Irlanda, apresentou um festival intitulado “Ireland’s Tombeau to Debussy” em National Concert Hall de Dublim e no Centro Cultural Irlandês em Paris. Dos programas dos três concertos do festival constavam sete obras irlandesas especialmente encomendadas e inspiradas por Debussy, juntamente com as peças do próprio compositor. Também interpretou um recital na casa natal de Debussy, no centenário do dia da morte do compositor (25 de Março).

Professora de piano na Academia Real Irlandesa de Música, Thérèse Fahy graduou-se do Trinity College em Dublin, e teve bolsas do Governo Francês e fundação Fulbright. Vários alunos seus ganharam primeiro prémios e foram finalistas em concursos internacionais importantes, incluindo a Shanghai International Piano Competition, a Hammamatsu International Piano Competition, a EU International Piano Competition,a Hong Kong International Piano Competition, a Maria Canals Competition em Barcelona (2012), a Beethoven Competition em Bona (2013), e a César Franck Competition em Bruxelas (2016).

Os bilhetes custam 15 euros e estão à venda na bilheteira do Teatro Municipal. Os sócios da ANSA e da AOCM têm 50% de desconto, enquanto que os sócios da AACMM têm entrada gratuita. Os alunos do Conservatório e da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia têm entrada gratuita mediante disponibilidade.