EB1/PE de Câmara de Lobos realizou semana de actividades e formação para alunos e docentes no âmbito do Erasmus+

Foto Rui Marote

A Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de Câmara de Lobos promoveu uma semana de actividades e formação para alunos e docentes entre os dias 9 e 22 do corrente mês de Novembro, no âmbito do projecto “Mult’culture – Promote education for cultural heritage”. Este projecto está integrado na Acção-chave 2, do programa Erasmus+.

O estabelecimento de ensino recebeu 12 professores oriundos da Itália, Grécia, Polónia e Roménia, para promover o intercâmbio de boas práticas, bem como outras iniciativas que permitiram a todos os participantes desenvolver e reforçar competências, contactos e a capacidade de operar a nível transnacional, refere uma nota às Redacções.

O projeto “Mult’culture – Promote education for cultural heritage” começou em Setembro de 2018. Ao longo de dois anos, serão realizados cinco encontros, um em cada país participante, com intercâmbio de professores. Esta foi a primeira actividade transnacional de aprendizagem, ensino ou formação, na qual a equipa coordenadora do projecto foi anfitriã. Deste modo, professores dos cinco países estiveram em Câmara de Lobos, a conhecer a realidade da escola e da cidade, a trabalhar em conjunto, com a finalidade de encorajar as crianças a descobrir os tesouros culturais da Europa, a fim de fortalecer o sentimento de pertença a um espaço europeu e sensibilizar os alunos para a nossa identidade europeia.

Todos os participantes tiveram oportunidade de visitar o concelho e a cidade de Câmara de Lobos, assim como o Funchal e a EB1/PE de Câmara de Lobos aproveitou para promover a sua cultura, enquanto escola, e a da sua cidade e país, contando com a colaboração de parceiros como a Secretaria da Educação, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, e a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos. Este momento foi importante para todos os envolvidos pois permitiu o desenvolvimento de competências linguísticas, sociais, de trabalho em equipa e vivência multicultural. Neste ponto, destaca-se o trabalho notável de todo o staff da escola anfitriã, que abriram as suas portas aos professores estrangeiros e viram desta forma reconhecido todo o trabalho lá desenvolvido no âmbito deste projecto, refere um comunicado.