Junta de São Martinho aposta na instalação de quadros interactivos nas escolas

A Junta de Freguesia de São Martinho reuniu na terça-feira com as direcções das escolas do ensino básico da freguesia, revelou o presidente da mesma, Duarte Caldeira Ferreira. Tratou-se de um encontro que visou aferir das necessidades dos estabelecimentos de ensino e preparar o orçamento de 2019, que será submetido em breve a aprovação da Assembleia de Freguesia. Dos diversos assuntos discutidos, estiveram em foco a manutenção dos edifícios escolares e a colaboração no apoio logístico nas actividades dinamizadas. O encontro serviu também para coordenar com as escolas o “Orçamento Participativo das Escolas do Ensino Básico”, um projecto de participação cívica dos alunos de São Martinho que arranca no início do ano, na freguesia, refere uma nota de imprensa alusiva.

A Junta deu a conhecer que, para além das competências instituídas na área da educação, pretende ir mais além intervindo na qualidade do ensino que é prestado aos seus mais novos fregueses, refere Duarte Caldeira Ferreira.

“Como tal, decidiu dotar as cinco escolas do ensino básico de São Martinho com quadros interactivos, um dispositivo de apresentação que projecta as imagens de um computador para o quadro através de um projector digital, podendo as imagens ser vistas e manipuladas pelos alunos. Um investimento encarado pela Junta de Freguesia como necessário para que as escolas de São Martinho possam dar um importante salto tecnológico. Esta medida contribuirá  para que a freguesia esteja na vanguarda da tecnologia ao serviço do ensino, ficando as escolas dotadas de uma ferramenta que demonstra enormes potencialidades, nomeadamente em contexto de sala de aula, mostrando ser um instrumento que estimula a participação dos alunos e que facilita o trabalho aos professores. Com este equipamento, os conteúdos são trabalhados directamente no quadro, podendo ser guardados ou impressos”, reza o comunicado enviado às Redacções.

Os primeiros quadros serão adquiridos e instalados em breve, por forma a estarem prontos no arranque do segundo período escolar.