II Corrida dos Homens no Funchal dia 23, para sensibilizar para o cancro da próstata

Realiza-se no dia 23 do corrente mês, sexta-feira, pelas 18 horas, a II Corrida dos Homens, subordinada ao lema “Andando, correndo, passeando”. A corrida destina-se a toda a população e o local de partida é a Praça do Mar, no Funchal. A corrida insere-se na campanha “Novembro Azul”, que pretende promover uma maior consciencialização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do Cancro de Próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Cancro de Próstata, realizado a 17 de Novembro.

Novembro é considerado o mês de sensibilização e prevenção do Cancro de Próstata – mundialmente conhecido como “Movember”, sendo o bigode o símbolo adotado para as campanhas em todo o mundo. Essa simbologia surgiu da combinação em inglês das palavras “moustache” (bigode) e “november” (Novembro).

Adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação cuidada, prática regular de exercício físico, evitar ter hábitos alcoólicos e tabágicos, é o ponto de partida para a prevenção de qualquer tipo de cancro, refere a delegação regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Associação de Atletismo da Madeira.

Podem ser adquiridas t-shirts alusivas nas delegações do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro; na Farmácia do Caniço; no Ginásio VivaFit; nas Lojas Bioforma; no Pingo Doce – Anadia, e ainda durante o dia de 23 de Novembro de 2018 no local da prova, a Praça do Mar, no Funchal.