SPM reflete e 23 e 24 novembro sobre virtudes e fragilidades da Autonomia e Flexibilidade Curricular

O Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) promove a 23 e 24 de novembro uma reflexão sobre «Autonomia e Flexibilidade Curricular – Virtudes e Fragilidades».

O Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), generalizado em quase todas as escolas da RAM, no corrente ano letivo, leva os/as docentes de todos os grupos disciplinares a alterarem práticas e repensarem métodos pedagógicos.

No entanto sentem-se ainda muitas dúvidas e inseguranças por parte de todos os intervenientes, principalmente no que diz respeito à operacionalização deste projeto.

Desta forma, o SPM considerou necessária a realização de um encontro em que fosse possível apresentar a visão dos docentes e a forma como a aplicação do projeto está a afetar a sua prática pedagógica e a penalizar a sua carga horária real; mas também aliar experiências e conhecimentos académicos sobre o assunto, como forma de promover uma reflexão crítica.

Assim, o SPM pretende com esta reflexão clarificar conceitos e tornar mais acessível a adequação do PAFC à prática pedagógica dos/as docentes nas suas áreas disciplinares.

Nesta medida, este encontro será também um ponto de partida para a criação de grupos de trabalho que abordarão e desenvolverão mais pormenorizadamente todas as temáticas relacionadas com o PAFC.