“Dançando com a Diferença” entre os finalistas aos prémios Pearle, que serão atribuídos em Bruxelas no dia 22

O grupo de dança inclusiva “Dançando com a Diferença” está entre os finalistas dos Pearl Awards 2018, que serão atribuídos em Bruxelas, no Centro Bozar para as Belas Artes, em Bruxelas, no dia 22 do corrente mês, no decorrer de uma cerimónia e de um evento que incluirá um cocktail e um jantar volante.

Criada em 1991, a Pearle -Live Europe é uma agremiação que reúne as Associações de Empregadores de Artes Cénicas da Europa. A
Pearle representa mais de 10 000 membros, contando com gestores de teatros, locais de concertos, companhias de produção teatral, orquestras, óperas, companhias de bailado e dança, festivais, promotores e outras organizações profissionais nas artes do espectáculo na Europa, informa a companhia dirigida por Henrique Amoedo.

Em 1998, a Pearle  foi reconhecida pela Comissão Europeia como a associação de empregadores europeus para representar o lado da gestão a nível europeu. O actual programa de trabalho da PEARLE (2018-2019) inclui itens como o diálogo social, a saúde e segurança, a mobilidade, a formação e educação, a situação económica do sector, a diversidade e igualdade de género e quaisquer outras iniciativas da UE que afectem esta área.

Estes prémios visam destacar o papel das associações de empregadores, as suas actividades e iniciativas de toda a Europa e demonstrar a diversidade dos países, ao mesmo tempo em que apresenta múltiplas práticas inspiradoras e exemplos.

O Dançando com a Diferença candidatou-se aos Prémios Pearle através da demonstração de todo o trabalho a nível artístico e cultural que tem vindo a fazer através da promoção e disseminação da Dança Inclusiva. A candidatura releva “não só o seu trabalho artístico de elevada qualidade, mas também a forma como este tem permitido e aberto caminho para o reconhecimento companhias com elencos com e sem deficiência, fazendo com que estas tenham presença nos mais diversos palcos europeus”.