Theresa May chama ministros de urgência para abordar o “Brexit”, acordo com a UE em perspetiva

theresa-may
Theresa May chegou a acordo com a União Europeia para dar sequência ao processo de saída do Reino Unido, chamado “Brexit”.

A primeira-ministra britância Teeresa May convocou para amnhã, quarta-feira, 14 de novembro, um conselho de ministros, depois do acordo hoje conseguido com a União Europeia no âmbito do “Brexit”.

Segundo informações recolhidas em jornais britânicos, mas que praticamente toda a comunicação social internacional está a divulgar, a questão de maior peso, que aparentemente obstaculizava um acordo, prendia-se com a reintrodução de uma fronteira entre a Irlanda do Norte, com parte do Reino Unido, e a República da Irlanda, a partir de março de 2019, altura em que oficialmente ocorrerá a saída do Reino Unido da União Europeia, ou seja, quando o “Brexit” se tornar efetivo.

Este acerto de posições acontece num enquadramento em que a sociedade britânica, depois de ter dado o sim ao referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, surge mais dividida do que nunca, para muitos um sinal que uma eventual nova consulta ao eleitorado teria um resultado oposto.

Recorde-se que as divergências dentro do próprio governo já levou à demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros.