De acordo com uma informação da Câmara Municipal de Machico, o Museu da Baleia vai assinalar, com iniciativas gratuitas, entre os dias 15 e 17 do corrente mês, o Dia Nacional do Mar, que se comemora a 16 de Novembro.
No dia 15, pelas 17h30, realizar-se-á a abertura da exposição “Projecto Mistic Seas II: O papel do Museu da Baleia da Madeira”. A mostra desvenda o projecto Mistic Seas II, que visa monitorizar a biodiversidade marinha na região da Macaronésia (Madeira, Açores e Canárias) e em particular, o trabalho desenvolvido pelo Museu da Baleia da Madeira, no âmbito do projecto, como parceiro científico da RAM enquanto membro do Observatório Oceânico da Madeira (OOM).
Já a 16 de Novembro, pelas 11h, realizar-se-á a actividade “Ajude a virar a Maré”, uma limpeza de praia, no Caniçal. Esta acção de educação ambiental é desenvolvida em parceria com as escolas e o centro de dia locais.
Finalmente, no dia 17 às 15h30, realizar-se-á a actividade “Behind the Scenes… take 5”, que pretende dar a conhecer o trabalho científico realizado no Museu da Baleia, que abrirá ao público as áreas técnico-científicas, habitualmente com acesso restrito aos biólogos. Esta iniciativa, gratuita, contempla a apresentação dos projectos científicos em que o museu está envolvido, nomeadamente, MARCET, MISITC SEAS II e OCEANWEBS.
A participação nesta acção está sujeita a inscrição e tem o limite de 25 pessoas.
Para participar, o cidadão deve inscrever-se, até ao dia 16 de Novembro, no seguinte endereço: https://goo.gl/forms/EXym0luzs8BiayDv2.
E porque o dia 17 de Novembro coincide com o terceiro sábado do mês, o museu disponibiliza, entre as 10h30 e as 14h, entradas na exposição permanente com 50% de desconto.