Três centenas de jovens médicos nas Jornadas do Interno da Região

pedro ramos rr
Pedro Ramos estará presente na abertura das IX Jornadas do Médico Interno da Região.

As IX Jornadas do Médico Interno da Região Autónoma da Madeira reúnem, no Funchal, cerca de 300 jovens médicos de todo o país nos dias 09 e 10 de novembro de 2018. Trata-se de uma iniciativa da Direção de Internato Médico da RAM, liderada pela diretora de Serviço de Infecto-contagiosas, Ana Paula Reis, e da Comissão de Internos do SESARAM, E.P.E.

Estas Jornadas apresentam “um programa científico abrangente, muito pormenorizado e com temas adaptados à realidade do mundo atual, contemplando sete cursos pré-congresso e sete mesas redondas”, refere uma nota sobre a iniciativa.

Até hoje, 8 de novembro, decorreram os cursos pré Jornadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça: “Pequena Cirurgia” (duas edições), “Intoxicações – Abordagem no Serviço de Urgência”, “Terapêutica Injetável na DM2”, “Exame físico músculo-esquelético”, “Urgências em cardiologia – simulação clínica” e “Gastroenterologia para não gastroenterologistas”.

Nos dias 9 e 10, as mesas redondas, que irão decorrer nas instalações do Colégio dos Jesuítas, serão dedicadas aos temas: “UPDATE em Patologia Respiratória”, “O Impacto da Migração na Saúde Pública da Região”, “Desafios na Idade Pediátrica”, “Epidemias Atuais”, “Vacinação no Século XXI – Novos Paradigmas”, “Mitos e Modas em Saúde”, “Emergência” e “Internato Médico”.

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, acompanha esta iniciativa, presidindo à cerimónia de abertura agendada para amanhã, 9 de novembro, pelas 10h:30, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.