CEHA acolhe curso de formação sobre “A construção da excelência escolar”

O evento terá lugar no Centro de Estudos de História do Atlântico

A Secretaria Regional de Educação, através da Inspecção Regional de Educação, leva a efeito nos próximos dias 8 e 9 de Novembro, quinta e sexta-feira respectivamente, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, um curso de formação integrado nos Diálogos sobre Educação que tem vindo a realizar, intitulado Escalando o Pódio – A Construção da Excelência Escolar.

Este curso, segundo nos informam, será ministrado pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, no âmbito do Círculo de Saberes, e compreenderá sessões teóricas e sessões teórico-práticas dinamizadas a partir de diversas actividades pedagógicas (trabalhos de grupo, debates restritos e alargados, reflexões individuais e colectivas, relatos de experiências, partilha de resultados de investigação, entre outras) orientadas por docentes e investigadores do Departamento de Ciências Sociais da Educação e do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro. Esta acção conta ainda com a participação, por videoconferência, de uma investigadora da Universidade Autónoma do Chile, que participou no projecto de investigação Entre mais e melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa.

“Como se constrói a excelência na escola pública? Aparentemente simples, esta interrogação interpela a raiz da educação escolar, abrindo o debate às diversas dimensões que estruturam o actual sistema educativo. A expansão de políticas educativas de feição gerencialista colocou na ordem do dia o tema da excelência, não deixando indiferentes os estudantes, as famílias, os meios de comunicação social e as instituições sociais em geral. Em particular nas escolas de ensino público, o enfoque crescente na produção de resultados arrastou consigo novas dinâmicas de gestão e liderança ao serviço da (suposta) “qualidade” e da eficácia escolar”, refere a SRE.

 O curso de formação propiciará a partilha de experiências e o debate de resultados de pesquisa sobre a problemática da meritocracia e da excelência escolar, tendo em vista reforçar a reflexividade e o conhecimento sobre o tema.