
Na proposta, Amílcar Figueira salienta que o concelho de Câmara de Lobos perdeu recentemente um dos seus filhos mais ilustres, o maestro, compositor e professor João Victor Costa, autor da música do Hino da Madeira. O maestro era natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu no dia 24 de Abril de 1939.
“O maestro João Victor Costa ergueu bem alto o nome de Câmara de Lobos, mas também o da Madeira e de Portugal, graças ao seu enorme talento para a música. Fez carreira internacional na Alemanha e em Espanha no canto lírico, na ópera e opereta. Foi tenor lírico, com contrato assinado, no Teatro Estadual de Augsburgo, onde fez grande parte do seu reportório operístico, nomeadamente nas óperas “O Trovador”, “Tosca”, “Manon Lescaut”, “Força do Destino”, entre muitas outras. Destacou-se também na música sacra. Músico, compositor e cantor, o professor e maestro João Víctor Costa deixa à Região e a todo o país um valioso e único legado na área da música”, salienta o vereador.
No entanto, e apesar do seu currículo e da sua competência profissional na área que abraçou desde cedo, “na verdade a Região nunca lhe fez o devido e merecido reconhecimento. Está, pois, na hora da sua terra natal, o concelho de Câmara de Lobos, e a autarquia, concederem-lhe no pós-morte o que sempre lhe foi negado em vida: atribuir o nome do maestro, compositor e professor João Víctor Costa a uma praça, rua ou outro espaço público do concelho de Câmara de Lobos, digno da sua dimensão e obra, para deste modo perpetuar a sua memória”, propôs Amílcar Figueira.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





