Os trinta militares, quase todos madeirenses, da Força Nacional Destacada que parte para o Iraque a 5 de Novembro, conforme o FN em primeira mão deu conta, participaram hoje nas comemorações do Dia do Exército, as quais decorreram no Campo de São Mamede, em Guimarães.
Os integrantes deste contingente preparado no RG3, na Madeira, envergaram hoje o novo fardamento e equipamento do Exército, que utilizarão ainda na cerimónia de despedida no Aeroporto da Madeira, no próximo mês. A cerimónia em questão começará pelas 15 horas do dia referido, e precederá o embarque em avião militar.
Entretanto, e hoje Guimarães, os militares madeirenses apresentaram-se com o novo camuflado do Exército e restante equipamento, constituído por capacete, colete balístico e outros acessórios, os quais, segundo nos informam as Forças Armadas, foram desenvolvidos com base nas novas tecnologias e através de parcerias da indústria nacional.
Os militares madeirenses podem ainda ser vistos na foto com a nova viatura ligeira 4×4 URO Vamtac SC5, fabricado em Santiago de Compostela pela empresa espanhola UROVESA, que vai equipar também o Exército. À esquerda, a única mulher a integrar este contingente que partirá em breve para o campo Besmayah, a poucos quilómetros de Bagdad: a primeiro-cabo Verónica Barros, natural do Curral das Freiras, Madeira.
Hoje, em Guimarães, foram várias as demonstrações relativas às diversas capacidades do Exército, mas um aspecto que sem dúvida suscitava alguma curiosidade, como inclusive se pode ver nos comentários nas redes sociais (facebook do Exército) é o novo equipamento e em especial o novo camuflado.